Secretaria Municipal de Educação

04/05/2010 - Educação
Programa TOPAS reduz atraso escolar
Os alunos frequentam a escola em período integral.

foto/divulgação:

Alunos do TOPAS com a professora Rosana Arruda

 

Na Escola Básica Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes, no Campeche, o TOPAS (Todos Podem Aprender Sempre), atende 26 alunos de 14 a 16 anos. Esses alunos que têm no mínimo duas repetências na trajetória escolar.

 

Os adolescentes frequentam a escola em período integral, das 8h às 17h15. Um currículo específico foi elaborado para desenvolver as diversas dimensões dos alunos e possibilitar a formação e exercício da cidadania. Entre as atividades realizadas estão leitura e escrita, cálculo e resolução de problemas, artes, participação comunitária, ambiente e sustentabilidade e ética. Aulas, seminários, saídas a campo e pesquisas também fazem parte da rotina do projeto.

 

No primeiro semestre letivo de 2010, o tema que está sendo trabalhado é o “Lixo e a preservação do meio ambiente”.

 

Na Segunda-feira à tarde, excepcionalmente, os alunos não participam de atividades curriculares e os professores e a equipe do projeto TOPAS planejam, avaliam e redimensionam o curso das atividades a partir das reuniões realizadas com os alunos. “Nós já nos acostumamos a ficar na escola o dia todo. Na segunda-feira que não tem aula é muito ruim, eu sinto falta”, relatou a aluna do TOPAS, Andressa Conceição Duarte, de 13 anos.

 

Além disso, são desenvolvidos projetos de áudio e vídeo, como a Rádio Brigadeiro, onde todos os programas são desenvolvidos por eles, com o apoio da emissora comunitária Rádio Campeche. “É muito legal, porque somos nós mesmos que fazemos os programas. Agora também estamos gravando vídeos”, contou com entusiasmo Jerônimo Pastor Gonçalves, 15.

 

A quarta-feira é dedicada às diferentes saídas de estudos, que vão desde trilhas a visitas a aterros sanitários. Os alunos também participam de oficinas relacionadas à preservação do meio-ambiente. Tudo é realizado com a supervisão e orientação de profissionais da Fundação Municipal do Meio Ambiente, a FLORAM.

 

Atividades educativas focadas na sexualidade estão sendo realizadas, tendo como objetivo orientar e esclarecer dúvidas.

 

Na sexta-feira é  realizada uma reunião com alunos e professores para avaliar as atividades da semana, onde cada um pode dar a sua opinião sobre o andamento do programa.

 

As aulas são ministradas por um professor articulador com a participação de professores de diversas áreas do conhecimento como história, matemática, português, entre outras. Foram contratados nove professores exclusivamente para o TOPAS, o que garante aulas totalmente direcionadas aos alunos do projeto. “Os professores são ótimos. Eles estão sempre nos ajudando”, relatou Augusto Monteiro Nonemacher, 14. Há ainda a participação em sala de aula da professora articuladora Rosana Arruda. “Dessa forma podemos dar mais atenção a cada aluno. Fica mais fácil tirar dúvidas e auxiliar individualmente”, afirma Rosana.

 

Segundo a diretora  Carla Patrícia de Santiago Lapa, o TOPAS está gerando ótimos resultados.  “Os alunos estão mais interessados e não há problemas com faltas. O programa está mudando o comportamento desses jovens. Agora eles conseguem ver um futuro diferente, promissor”, ressaltou. O aluno Tiago da Silva Pereira, 14, é um exemplo disso. “Antes eu só queria fazer bagunça, não queria estudar. No TOPAS, as aulas são muito mais interessantes”, contou.

 

De acordo com a coordenadora Rosana Arruda, o projeto tem o apoio dos pais dos alunos. “No início eles tiveram um pouco de receio, por ser tratar de algo novo, mas depois viram que estava dando resultado e hoje dão 100% de apoio”.


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