Secretaria Municipal de Educação

19/02/2016 - Educação
MEC prestigia ação da “Rede contra o mosquito”
Luiz Cláudio Costa, secretário executivo do Ministério, esteve presente ao evento na Escola Herondina Medeiros Zeferino

foto/divulgação: Petra Mafalda

Secretário Executivo do MEC Luiz Cláudio Costa, Secretário Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, Prefeito Cesar Souza Junior e Vigilantes Mirins

Matheus de Oliveira e Luiza da Cruz já sabem: “Mosquito aqui, não!”. Os alunos, de apenas 7 anos, estão preparados para o combate contra o mosquito Aedes aegypti. Eles foram escolhidos como porta-vozes dos Vigilantes Mirins, iniciativa da campanha “A rede contra o mosquito”, que teve mais uma ação realizada nesta sexta na Escola Básica Municipal Herondina Medeiros Zeferino, nos Ingleses. O evento foi prestigiado pelo representante do Governo Federal, Luiz Cláudio Costa, secretário-executivo do Ministério da Educação (MEC), que veio conhecer especialmente a iniciativa da rede de ensino.

 

Os dois estudantes do 2º ano já sabem de cor tudo que precisam fazer para não deixar o mosquito se reproduzir. Matheus vai dar o recado aos pais: “Vou falar pra eles que não podemos deixar os vasos das plantas sem areia ou pneus jogados de qualquer forma. Água parada não pode!”, diz.

 

Luiz Cláudio Costa parabenizou a iniciativa, que conta com a parceria das Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Defesa Civil. “Florianópolis é a capital que tem os niveladores mais altos na luta contra o Aedes aegypti. Os moradores estarão mais seguros com os melhores vigilantes do País atuando na região”, disse.

 

“Todos fazem parte da causa”

 

O prefeito Cesar Souza Junior também esteve presente e lembrou a importância do papel dos estudantes nessa campanha. “Todos nós fazemos parte dessa causa, mas é importante lembrar que as crianças são fundamentais no combate a essas doenças”.

 

Para Rodolfo Pinto da Luz, secretário de Educação, “a situação é séria. Precisamos ficar atentos aos possíveis focos do mosquito. E agora a cidade ganha um novo reforço com os mais novos vigilantes da campanha”.

 

Breno Martins dos Santos representou os alunos dos anos finais. Estudante do sexto ano, já sabia do perigo do mosquito. Ele contou já ter destruído focos do agente transmissor em um terreno abandonado perto de sua casa.

 

Vigilantes contra o mosquito

 

O evento aconteceu no auditório que foi tomado pela alegria das mais de 300 crianças, do 1º ao 3º ano. Nomeadas Vigilantes Mirins, agora estão devidamente uniformizados com a camiseta do projeto. O objetivo da ação é difundir a informação entre os alunos da rede municipal, transformando-os em agentes contra o transmissor de males como a dengue, zika vírus e febre chikungunya.

 

Também estiveram presentes o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, o secretário adjunto de Estado da Saúde, Murillo Capella, o coronel Rogério Salim José, da 14ª Brigada da Infantaria Motorizada do Exército, e a vice-reitora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Lúcia Helena Pacheco.

 

A prevenção faz a diferença

 

O Exército representou as Forças Armadas na unidade. No local, montaram uma barraca e deixaram expostos objetos que podem favorecer o acúmulo de água. Os militares conversaram com os estudantes do 4º ao 9º ano. Distribuíram fôlderes explicativos e esclareceram as dúvidas da garotada

 

A equipe do projeto Novos Talentos, que tem parceria com a Secretaria Municipal de Educação, aproveitou o evento para fazer o lançamento do jogo ‘Invasão Egypti’. Indicado para todas as idades, visa a reforçar que a prevenção contra o mosquito Aedes aegypti começa em casa.

 

“Através da tecnologia, nós podemos colaborar diretamente com a saúde pública. Nosso objetivo é atingir todas as faixas etárias para que a população tenha o esclarecimento necessário”, disse a coordenadora do projeto, Márcia Regina Battistella.

 

O jogo é gratuito e está disponível neste link.

 

“Jamais a natureza, reuniu tanta beleza”

 

O coral da unidade, em parceria com a Guarda Municipal, encantou os presentes ao cantar o hino de Florianópolis com a regência do maestro Ramon Pereira, e conquistou uma salva de aplausos incessantes ao final das palestras. 


galeria de imagens