Secretaria Municipal de Educação

11/03/2016 - Educação
Cozinheiras do NEI Otília Cruz: um quarteto fantástico
Tânia, Cíntia, Vânia e Patrícia trabalham em sincronia para alimentar a garotada

foto/divulgação: Ricardo Medeiros

Vânia, Tânia, Cíntia e Patrícia

Tânia, Cíntia, Vânia e Patrícia trabalham em sincronia para alimentar a garotada

 

Dizem que o principal tempero de uma refeição é o amor, e esse ingrediente não falta na cozinha do Núcleo de Educação Infantil Municipal Otília Cruz, na Coloninha. As refeições matutinas ficam ao comando de um quarteto feminino pra lá de humorado.

Tânia, Cíntia, Vânia e Patricia têm muito mais em comum do que a última letra do nome. Juntas trabalham na unidade há 6 meses, mas a amizade e companheirismo parecem de longa data.

As cozinheiras chegam à unidade por volta das 7h. A correria começa logo cedo, já que a instituição possui um berçário com15 crianças, com idades entre zero e um ano.  

 

Ao som do tilintar das panelas e do cheiro que abre o apetite de qualquer um, as amigas preparam o almoço em um ritmo sincronizado. Cíntia e Patrícia ficam a cargo da refeição dos bebês, e Patrícia e Tânia cuidam da alimentação das outras turmas.

“É um sistema que tem funcionado bem. Enquanto uma tempera e corta os ingredientes, a outra cuida das panelas no fogão”, comenta Tânia Dias, que está na instituição há 2 anos.

 

Tânia ainda revela o segredo dessa parceria: Confiança

 

O cardápio da última quinta-feira foi composto por arroz, feijão, frango ao molho, salada cozida e repolho com tomate. De sobremesa, mamão.

 

Tânia abre o jogo e comenta que preparar comida salgada é sua paixão. “Não sou boa com doce. Prefiro preparar qualquer comida salgada. Desde os 12 anos gosto de cozinhar, amo o que eu faço”, declara.

Sobre as amigas menciona que a parceria não se resume apenas dentro do NEI. “Nós quatro viramos grandes amigas. Saímos, vamos ao shopping, tomamos café e gostamos de jogar conversa fora”, diz.

A união do grupo é inquestionável. É com muito carinho que essas mulheres preparam a alimentação de mais de 260 crianças atendidas pelo estabelecimento de ensino.

 “Nosso trabalho funciona principalmente pelo companheirismo. Nós exercemos nossa profissão com respeito e bom humor, sabemos que podemos contar uma com as outras”.

 

O grupo deve aprontar alguma coisa para a Patrícia. Ela completa neste sábado, dia 12 de março, 42 anos. “Oficialmente  42, mas corpinho de 35”, brinca a aniversariante.

 

Alimentação atende necessidades nutricionais

Nas unidades de educação infantil (Creche e NEI) da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis são oferecidas diariamente quatro refeições: café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar.

 

A seleção dos alimentos é feita por nutricionistas. O cardápio semanal contempla diversos nutrientes, como carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas e minerais.

 

A Prefeitura cumpre as recomendações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE): cada cardápio deve suprir 70% das necessidades energéticas totais dos escolares atendidos em período integral.


galeria de imagens