Secretaria Municipal de Educação

01/06/2016 - Educação
SME realiza 3ª edição do Seminário de Música
Atividades ocorrem na segunda-feira, na Alesc

foto/divulgação: SME

Seminário de Música da Rede Municipal de Ensino está em sua 3ª edição

A Secretaria de Educação de Florianópolis promoverá na próxima segunda-feira (6) a terceira edição do Seminário de Música da Rede Municipal de Ensino. As atividades ocorrerão das 8 às 18 horas na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). As inscrições estão abertas e devem ser feitas NESTE LINK.

 

Seis trabalhos serão apresentados envolvendo a questão da diversidade por meio da música, autoria e protagonismo em relação à aprendizagem, abordagem interdisciplinar no ensino curricular de música, música na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Eja) , funk brasileiro como objeto de conhecimento nas aulas de música e ensino-aprendizagem de música para crianças de anos iniciais.


Haverá também a mesa redonda “Considerações sobre Documentos Normativos e Referenciais para o Ensino de Música”. Este debate contará com a presença de Luiz Ricardo Silva Queiroz, presidente da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM); Sérgio de Luiz Ferreira Figueiredo, doutor em Educação Musical pela Universidade de Melbourne , na Austrália; e Luciana Del Ben, professora de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Ordem de apresentação de trabalhos

1-Dane-se a Fobia: construindo a diversidade por meio da música. Notas sobre relações de gênero, sexualidades e música em uma escola pública da ilha de Florianópolis (Prof. Letícia Grala)

 

Neste relato são apresentadas algumas considerações a partir das experiências envolvidas na criação e apresentação de “Dane-se a fobia”, música de Gabi Ventura com arranjo musical de seus colegas do sexto ano da EBM José Amaro Cordeiro da Rede Municipal de Educação de Florianópolis. Fruto de uma parceria entre a escola e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realizada através das oficinas do projeto Papo Sério (Nigs/Ufsc), “Dane-se a fobia” foi composta especialmente para ser apresentada no evento de premiação do VII Concurso de Cartazes sobre Lesbo-Trans-Homofobia nas escolas/2016. Fomentando-se o diálogo entre estas experiências com autoras e autores que abordam questões sobre educação musical, etnomusicologia, relações de gênero e sexualidades, busca-se avançar nos debates sobre tais questões tanto no meio acadêmico, como no próprio ambiente escolar, lugar central para a construção de conhecimento, cidadania e combate ao preconceito.

 

2-Educação Musical: Autoria e Protagonismo (Prof. Ricardo Levi)

Quando o educando se apropria de informações, constrói conhecimentos e os aplica, torna-se autor, pois estará elaborando o que aprendeu à sua própria maneira. E, ao executar suas próprias ideias, torna-se protagonista, principalmente na Educação Musical, que cria tempos e espaços para apresentações. Neste III Seminário de Música da RME serão apresentados exemplos de resultados destes dois processos, quando alunos e alunas, ao término de um ano de trabalho em sala, conquistaram a autoria e o protagonismo com relação aos conhecimentos musicais propostos.

 

3- A música como experiência nos múltiplos contextos de atuação da EJA em Florianópolis (Prof. André FM)

André atuar como professor de música na rede de Florianópolis, e ainda, na EJA (Educação de Jovens e Adultos). Neste ano de 2016 tem 40 horas na EJA (Núcleo Centro) que abrange, além da educação de jovens e adultos da Escola Silveira de Souza, o NETI (Núcleo de Estudos da Terceira Idade da Universidade Federal de Santa Catarina), a Associação de Surdos da Grande Florianópolis e, ainda, uma turma semanal na Escola do Legislativo. Este trabalho tem o intuito de contextualizar e relatar os desafios e possibilidades que esses múltiplos contextos provocam para o professor.

 

4- A abordagem interdisciplinar no ensino curricular de música: a percepção dos educadores envolvidos no projeto “Regiões Brasileiras” (Prof. Rose Aguiar)

Trata-se de uma pesquisa de mestrado em andamento, cujo objetivo é conhecer o papel do ensino curricular de música no projeto interdisciplinar “Regiões Brasileiras” a partir da percepção dos educadores envolvidos. A pesquisa foi realizada em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis através de entrevistas com oito educadores. A pesquisa foi qualitativa utilizando como método a história oral temática. Os autores da área da educação musical que fundamentam a pesquisa são Penna (2006), Lima (2007), Fucci Amato (2010) e Fonterrada (2007). Os autores da área da interdisciplinaridade são Japiassu (1976), Fazenda (2002; 2014), Paviani (2008), Santomé (1998), Lück (2002) e Freire (2005).

 

5- O funk brasileiro nas aulas de música curricular: processos de ensino e aprendizagem em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental (Prof. Juliana Borguetti

A pesquisa investiga os processos de ensino e aprendizagem tendo o funk brasileiro como objeto de conhecimento nas aulas de música curricular em uma turma de 6º ano do ensino fundamental de uma escola da Rede Municipal de Florianópolis. A partir desse tema, foram planejadas e realizadas dez aulas durante o primeiro semestre de 2016 com os objetivos de explorar possibilidades no ensino e aprendizagem de conhecimentos e habilidades musicais, observar mudanças nas atitudes e discursos dos participantes em relação ao respeito e à valorização da diversidade musical, refletir sobre a prática educativa e conhecer o ponto de vista dos estudantes acerca de seu aprendizado nas aulas de música. O estudo utiliza procedimentos da pesquisa-ação, tendo como instrumentos da coleta de dados a observação participante, os registros na forma de diários de campo, as gravações em formato audiovisual e os grupos focais. Os resultados surgirão da análise dos dados sob o prisma qualitativo e pretendem conduzir a uma reflexão crítica acerca de valores e comportamentos, buscando promover a compreensão sobre a importância da diversidade musical e cultural na sociedade e no espaço escolar.

 

 

6- Ensino aprendizagem musical: uma investigação sobre conteúdos curriculares em música a partir do livro “Felpo Filva ” de Eva Furnari (2006) (Prof. Bárbara Trelha)

 

A pesquisa investiga as possibilidades de ensino-aprendizagem musical para crianças de séries iniciais na rede Municipal de Florianópolis. O projeto busca mapear quais os procedimentos utilizados para o ensino de conteúdos curriculares em música, tendo como suporte a obra infanto-juvenil “Felpo Filva” da escritora Eva Furnari (2006). A pesquisa em andamento, tem como eixo central, o ensino musical mediado pelo roteiro e personagens do livro. Uma pesquisa baseada em duas experiências em sala de aula que se utilizaram de elementos da obra literária de Furnari (2006) como fios condutores no ensino de conteúdos curriculares em música. Investiga as possibilidades músico- pedagógicas no campo da educação musical e literatura.

 

 

 

 

 

 

Perfil dos participantes da mesa redonda “Considerações sobre Documentos Normativos e Referenciais para o Ensino de Música”

 

1-Luiz Ricardo é Doutor em Música pela Universidade Federal da Bahia e autor de artigos voltados para a Educação Musical Como violonista, foi integrante dos grupos instrumentais Marina Silva e Trem Brasil e, atualmente, tem atuado como solista em diversas cidades do país. É o atual Presidente da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM).

 

2-Sérgio é doutor em Educação Musical pela Universidade de Melbourne , na Austrália, além de mestrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

3-Luciana Del Bem possui doutorado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e hoje é professora associada na instituição. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Educação Musical, atuando principalmente com educação musical escolar, formação de professores de música, ensino superior de música e pesquisa em educação musical.


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