Secretaria Municipal de Educação

05/08/2016 - Educação
Matemática: medalhistas serão condecorados
A entrega das condecorações corresponde aos participantes de 2015

foto/divulgação: SME

Participantes da Osmar Cunha

O 25 medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática que fazem parte da rede municipal de ensino serão condecorados nesta segunda-feira (8). A cerimônia regional da entrega das premiações ocorrerá na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina – Auditório Antonieta de Barros, às 14 horas.

 

Cinco alunos conquistaram medalha de ouro na última prova: Marcelo Augusto Vieira Lopes, da Escola Batista Pereira (Alto Ribeirão), Ana Clara Bitencourt, da Escola Virgílio dos Reis Várzea (Canasvieiras), Angella Dal Col de Almeida, da Escola Osmar Cunha (Canasvieiras), Luiza Godinho Vieira, da Escola Beatriz de Souza Brito (Pantanal) e Maicon Pavi Vieira, da Escola Herondina Medeiros Zeferino (Ingleses). Oito receberão medalhas de prata e 12 as de bronze.

 

Para Jussara Brigo, coordenadora das olimpíadas na rede, não é apenas o resultado que importa, mas sim, todo o preparo e estudo dos estudantes. “As olimpíadas de matemática incentivam o aprendizado não só da disciplina, como o de outras matérias e conteúdos. Há também a aproximação dos alunos com cálculos e situações-problema, que muitos deles temem na sala de aula.”

Jussara lembra que todos os medalhistas participantes da prova, sejam eles de ouro, prata ou bronze, recebem durante dez meses uma bolsa PIC – Programa de Iniciação Científica, no valor de R$ 100,00. No entanto, é necessário que esses estudantes estejam devidamente matriculados na rede pública de ensino.

 

Dose quíntupla

 

O número de medalhas de ouro das escolas municipais de Florianópolis na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas quintuplicou no ano passado. Em 2014, a rede de ensino da Capital recebeu uma medalha – a primeira.

 

No ano passado, mais escolas e professores da rede municipal aderiam ao projeto de preparação da prova, incentivando os estudantes a resolverem diversos exercícios de provas anteriores.

 

12 anos de história

 

A Olimpíada de Matemática Brasileira das Escolas Públicas, OBMEP, é realizada anualmente pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada com o objetivo de estimular o estudo da disciplina. Neste ano, a Olimpíada encontra-se em sua décima segunda edição.