Secretaria Municipal de Educação

10/10/2016 - Educação
Pulseiras na luta contra o câncer de mama
A campanha de prevenção #juntosporumaboacausa ocorre na Escola Herondina Medeiros Zeferino

foto/divulgação: sme

Professoras Rosileni, Loana, Jane, Vânia e Cristiane

Em setembro de 2016, Valdileia Fernandes viu o câncer de mama invadir a família e atingir uma das cinco irmãs. Nete foi diagnosticada aos 44 anos, depois de realizar um exame de rotina.

 

“Para nós, foi um choque. Não somos apenas irmãs, somos amigas e confidentes”, disse a popular Leia, que é professora na Escola Básica Municipal Herondina Medeiros Zeferino, nos Ingleses .

 

Após a doença ser descoberta, a corrida contra o tempo iniciou. Foram inúmeras consultas e exames até o inicio do tratamento. “Passamos por um período difícil. Acredito ter sido um dos momentos mais tristes da minha vida e de minhas irmãs. Um ano depois, ainda choro quando lembro o que senti ao ver a Nete sem uma das mamas devido à mastectomia.”

 

A irmã de Leia ainda está em fase de tratamento e faz acompanhamento regular devido a uma possível evolução do câncer. “O diagnosticado precoce e o tratamento podem salvar a vida de muitas pacientes. Por isso, é essencial que as mulheres estejam sempre atentas ao próprio corpo e não deixem de fazer os exames de rotina”, avisa Leia.

 

Na escola onde Leia atua, a equipe de profissionais está chamando a atenção para a campanha Outubro Rosa, de prevenção do câncer de mama, através da ação: #juntosporumaboacausa. A iniciativa é para todas as mulheres da unidade que estarão utilizando neste mês uma pulseira de miçanga rosa, cor símbolo da campanha mundial.

 

O acessório foi produzido numa oficina coordenada pelas professoras Ivanete Nardi Efe, Rosilete, Rosileni e Vânia. Participaram da atividade estudantes, familiares, além de profissionais da escola. "A proposta deu tão certo que muitos abraçaram a causa e foi possível chegar ao número de 100 pulseiras, suficiente para a nossa demanda", informou Vânia.

O que é o Outubro Rosa?

 

A campanha de conscientização sobre o câncer de mama começou em 1990, em Nova York, Estados Unidos. O mês de outubro foi escolhido para intensificar as ações de prevenção da doença que atingiu 1, 6 milhão de mulheres no mundo. Só no Brasil, ano passado, 57 mil mulheres foram diagnosticadas. Os dados são do Instituo Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva.

 

Para saber mais sobre o movimento, acesse o site http://www.inca.gov.br/outubro-rosa/.


galeria de imagens