Secretaria Municipal de Educação

08/11/2016 - Educação
Alunos cantam poemas de João da Cruz e Sousa
Apresentação no Museu Histórico de SC será nesta quarta-feira (9)

foto/divulgação: SME

O evento ocorrerá nesta terça-feira, 9, às 11 h

Em comemoração aos 155 anos do nascimento do poeta catarinense João da Cruz e Sousa, os alunos do projeto Momento Musical e a banda ‘Biblio’ da Escola Básica Municipal João Gonçalves Pinheiro, no Rio Tavares, apresentarão os versos do renomado escritor em forma de canções. O evento ocorrerá nesta quarta-feira (9), às 11 horas, no auditório do Museu Histórico de Santa Catarina, acoplado ao Palácio Cruz e Sousa, no Centro de Florianópolis.

 

O projeto Momento Musical, que iniciou na escola em 2009, foi idealizado pelo bibliotecário Murilo Milton Machado. Segundo o profissional, a iniciativa surgiu para proporcionar momentos de interação e aprendizagem de forma descontraída através da literatura e da música. Em 2013, a ideia deu origem à Banda Biblio, que teve a participação dos alunos dos anos finais da unidade.

 

Este ano, o grupo busca trabalhar a musicalização de João da Cruz e Sousa e conta com a parceria dos professores de música da escola, Gustavo Goulart Pires e Fábio Ramos, e da professora de Língua Portuguesa, Rosinete dos Santos Freitas.

 

 

Quem foi João da Cruz e Sousa?

 

João da Cruz e Sousa nasceu em Nossa Senhora do Desterro, atual Florianópolis, em 24 de novembro de 1861.Poeta brasileiro, foi um dos precursores do simbolismo, movimento literário originário da Franca, em 1870. Foi considerado pelos franceses como um dos personagens mais influentes na poesia ocidental.

Filho de escravos alforriados nasceu livre. Foi criado como filho adotivo do Marechal de Campo, Guilherme Xavier de Sousa e Clarinda Fagundes de Sousa, de quem herdou o sobrenome.

 

Cruz e Sousa faleceu na cidade de Sítio, em Minas Gerais, no dia 14 de março de 1898.