Secretaria Municipal de Educação

21/11/2016 - Educação
É hora de escolher os novos diretores escolares
Cerca de 42 mil eleitores participam do pleito no sábado

foto/divulgação: SME

Crianças da Escola Básica Municipal Mâncio Costa, em Ratones

Parte da população de Florianópolis retorna às urnas. Desta vez, para escolher  os novos diretores municipais de escolas, creches e núcleos de educação infantil (NEIs). Com 42 mil votantes, essa manifestação democrática ocorrerá no próximo sábado, dia 26 de novembro, das 8h às 17 horas,  nos estabelecimentos de ensino.

 

 

A rede é composta por 80 unidades de educação infantil e 36 escolas de ensino fundamental. Atualmente estão concorrendo 143 candidatos. O processo tem a coordenação geral da Secretaria Municipal de Educação (SME).

 

 

Os eleitos terão mandato de três anos, com início em janeiro de 2017 e término em janeiro de 2020. Com voto secreto e facultativo, estarão aptos para irem às urnas servidores efetivos e substitutos, professores efetivos e substitutos, terceirizados e alunos do 5º ao 9º ano. 

 

Todos os candidatos participaram do curso de gestão escolar promovido pela  SME, com carga horária de 40 horas.

 

Há unidades com três candidatos

 

Das 105 unidades educativas que terão eleição, 72  são com apenas um candidato, 28 com dois candidatos e cinco unidades com três candidatos.

 

O maior número de postulantes ao cargo de diretor concentram-se na Creche Bem-Te- Vi (Centro), Creche Lausimar Maria Laus (Rio Vermelho), Creche Maria Barreiros (Coloninha), Creche Mateus de Barros (Monte Cristo) e NEI Ingleses (Ingleses).

 

 

Não haverá eleição em 11 unidades. Sendo assim, os diretores serão indicados pela Prefeitura. Em 10 casos, não houve candidatos. Na Creche Sol Nascente, não haverá eleição por tratar-se de uma nova unidade da rede que funcionará a partir do ano que vem.

 

 

 

 

 

Quem concorre

 

Podem  concorrer o servidor efetivo do quadro do magistério ou servidor efetivo do quadro civil, bem como auxiliar de sala e bibliotecário. O profissional deve ter atuado durante três anos letivos completos na rede municipal de ensino até a data da posse.

 

Deve também estar atuando, desde 31 de março de 2016, na unidade educativa em que se candidatou. Todo postulante ao cargo de diretor deverá ter concluído o curso de Gestão Escolar.

 

 

 

 

Quórum

 

Será considerado eleito aquele que obtiver o maior percentual de votos, aplicado individualmente a cada candidato. O quórum para validar o processo será de no mínimo 33% por segmento.

 

Encerrado o pleito, as comissões eleitorais locais divulgarão os resultados das apurações.

 

 

 

Colégio eleitoral

 

Alunos (5º ao 9º ano)- 8.458

 

Profissionais da Educação (fundamental- 1.400 + infantil 3.000)- 4.400

 

Familiares (fundamental -15. 868 + infantil-13.355)- 29.223

 

Aptos a votarem (total): 42.081

 

Candidatos

 

Total: 143

 

Em 72 unidades: há um candidato

 

Em 28 unidades: há dois candidatos

 

Em cinco unidades: há três candidatos. Creche Bem-Te- Vi  (Centro), Creche Lausimar Maria Laus (Rio Vermelho), Creche Maria Barreiros (Coloninha), Creche Mateus de Barros (Monte Cristo) e NEI Ingleses (Ingleses).

 

Escolas com maior número de estudantes


1 –Herondina Medeiros  Zeferino (Ingleses) – 1.380 Alunos

 

2 –Batista Pereira (Alto Ribeirão) – 849 Alunos

 

3 –Brigadeiro Eduardo Gomes (Campeche) – 791 Alunos

 

4 –Luiz Cândido da Luz (Vargem do Bom Jesus) – 790 Alunos

 

5 –Osmar Cunha  (Canasvieiras)- 740 Alunos

 

6 –Intendente  Aricomedes da Silva (Cachoeira do Bom Jesus)  – 734 Alunos

 

7  - Albertina Madalena Dias (Vargem Grande) – 718