Secretaria Municipal de Educação

21/02/2017 - Educação
Secretário vai criar Família Pela Educação
Formado por pais ou responsáveis pelas crianças da rede, Maurício Fernandes Pereira irá se reunir com esse conselho uma vez por mês

foto/divulgação: Ricardo Medeiros

Encontro recente do Secretário com membros dos conselhos de desenvolvimento regional

No aniversário de Florianópolis, a cidade vai ganhar o “Família  pela Educação”. Trata-se de um conselho,  formado por pais ou responsáveis pelas crianças de escolas, creches e núcleos de educação infantil da prefeitura, que se reunirá mensalmente com o secretario de Educação,  Maurício Fernandes Pereira.

 

 

O assunto foi debatido recentemente com representantes dos conselhos de desenvolvimento regional da Capital, entidades que, além de terem  assento no  Conselho Família pela Educação (CFE), irão ajudar na escolha  de pessoas para a sua formação . Outros setores da  comunidade escolar também serão  responsáveis por indicar  componentes  do CFE.   

 

A ideia do conselho consultivo, conforme Maurício Fernandes Pereira, é dar espaço para que os pais ou para quem tem a guarda da  criança matriculada na rede municipal de ensino, possam se manifestar.

 

“Quero ouvi-los sobre os mais variados assuntos que tenham a ver diretamente ou indiretamente  com os estabelecimentos de ensino e buscar soluções e encaminhamentos para as questões que nos serão colocadas ”, ressalta o secretário de Educação.

 

“Estamos investindo   no diálogo direto entre secretário e família”, complementa.

Maurício Fernandes Pereira quer lançar o CFE no dia 23 de março, data em que é comemorada a emancipação política do município.

 

A princípio, o conselho será formado por no mínimo 25 pessoas de todas as regiões.  Caberá aos conselhos regionais de desenvolvimento do Norte, Sul, Leste, Centro e Continente apontarem, cada um deles, três familiares:  um de escola, um de creche e um de núcleo de educação infantil (NEI). Os conselhos regionais irão criar critérios para definir os selecionados. 

 

 Além disso,  terão um representante no CFE.

 

O gabinete do secretário de Educação, em conjunto com a Superintendência Municipal de Relações Comunitárias, irá consultar a sociedade para decidir quem serão os outros   cinco integrantes  do Conselho Família pela Educação.

 

   Esses nomes poderão vir, por exemplo, das associações de pais e professores e dos conselhos escolares.

 


galeria de imagens