Secretaria Municipal de Educação
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O pai já trabalha fora de casa. A mãe ingressa também no mercado de trabalho. A criança do casal é colocada em uma creche. Mãe e filho se separam. Boa parte do dia, o cuidado dedicado ao pequeno é delegado a outras pessoas: às professoras e professores de educação infantil.
Começa o período de adaptação da criança a um novo mundo. Essa é a situação pela qual passa a rede municipal de ensino, coordenada pela Secretaria de Educação da Capital.
Em alguns momentos, esse processo é bastante doloroso para criança, de ansiedade para os pais e desafiante para os profissionais da Educação.
Quando a separação do seio familiar, a criança pode chorar, recusar-se a brincar, comer ou dormir.
Na creche, a organização do tempo, espaços, materiais e atividades são elementos importantes no planejamento de acolhimento de mães e filhos.
A Creche Municipal Waldemar da Silva Filho, no bairro Trindade, é responsável por 237 crianças. Na instituição, há 30 novos bebês, com idade que variam de quatro meses a dois anos de idade.
Muitas mães frequentam a unidade diariamente para acompanhar a adaptação do filho. Elas ficam de duas a três horas na creche para que ambos se acostumem com a distância.
Conforme a diretora da instituição, “nas primeiras semanas, a adaptação das crianças pequenas na unidade deve ser feita gradualmente, com a presença dos pais de acordo com a necessidade dos pequenos”. Para Marta Novakoski Costa da Silva, o processo precisa ser lento, respeitando o tempo de cada bebê, de cada criança, de cada família.
“É o momento em que todos estão se conhecendo e as famílias precisam sentir-se seguras, confiantes de que seus filhos, maiores tesouros de suas vidas estarão bem cuidados”, complementa.
Dentro de poucos dias, a criança ficará em tempo integral na unidade: das 7h30 da manhã às 18h30.
O bom acolhimento em uma creche faz toda a diferença na adaptação. As pessoas de lá deixam de ser desconhecidas e o espaço estranho. O local vira divertido e as crianças criam laços afetivos com as professoras e outras crianças.
“Nossa satisfação maior é o sorriso das nossas crianças. Razão pela qual estamos aqui todos os dias fazendo o nosso melhor por elas”. Declara a diretora Marta Novakoski.
Números da rede
Estão matriculadas na educação infantil da rede municipal de ensino em torno de 13 mil crianças, com idade de quatro meses a cinco anos.
Elas estão distribuídas em 44 creches, 25 núcleos de educação infantil (NEI’s) independentes e 10 núcleos de educação infantil que funcionam no mesmo prédio de alguma escola.