Secretaria Municipal de Educação

04/04/2017 - Educação
Como fazer com que bebês comam alimentos diferentes? Creche Municipal de Florianópolis tem a resposta
Projeto da unidade Joaquina Maria Peres também desenvolve mastigação e paladar da criançada

foto/divulgação: Creche Joaquina Maria Peres

Projeto faz com que bebês tenham autonomia na hora da refeição

Uma boa alimentação é essencial para a vida do ser humano. Hábitos saudáveis, quando são introduzidos desde cedo, tornam-se rotina e evitam o acarretamento de diversos problemas de saúde imediatos, e a longo prazo, que uma nutrição desregrada pode oferecer. Pensando nisso, a professora Maria Hillesheim da Cruz, da Creche Municipal de Florianópolis Joaquina Maria Peres, no Itacorubi, desenvolveu uma proposta para o momento da refeição.

 

 

O objetivo é incentivar os bebês a comerem e degustarem alimentos diferentes. Para isso, a professora, juntamente com a professora auxiliar Camila Becker e a auxiliar de sala Olívia Nilza Martins, utilizam alimentos com diversos sabores, cores, formas e texturas, o que permite o desenvolvimento da mastigação e do paladar das crianças. Além disso, os bebês ficam à vontade para pegar os alimentos que desejam, tendo a oportunidade de ampliar suas habilidades motoras e autonomia.

 

 

“Nossa proposta preocupa-se em selecionar alimentos saudáveis a fim de propiciar uma alimentação diversificada desde pequenos”, explica a professora Maria, que atende 14 crianças da creche de quatro meses a um ano de idade. Segundo ela, a introdução desses alimentos se dá de maneira lúdica, com músicas temáticas, além de personagens como a Emília, a cozinheira, a bruxa, o lobo e o palhaço. Os pedaços de fruta são apresentados aos bebês no palito de madeira do tipo picolé, nos pratos e na mão.

 

 

Seleção em conjunto com nutricionista

 


Os alimentos foram selecionados pelas professoras e autorizados pela nutricionista que atende a escola, Carolina Siqueira. São cenoura, brócolis, vagem, couve-flor, pepino, alface, tomate, ovo, milho, beterraba, batata doce, batata e batata baroa. As frutas são melancia, coco (junto com a água de coco), goiaba, banana, maçã, mamão, morango, uva, manga, abacate, laranja, melão, bergamota e kiwi, além dos sucos de melancia, manga, abacaxi com couve e outros.

 

 

Primeiro: a salada

 


Com essa prática, os bebês têm a possibilidade de pegar os alimentos com as mãos, de explorar e de observar os coleguinhas fazendo o mesmo. De acordo com a educadora, quando as professoras oferecem as saladas antes dos outros alimentos, os bebês começam a comer melhor, se comparados com quando se colocam juntos no prato, por exemplo, arroz, feijão, carne e saladas. “Percebemos que essas ações contribuem para a qualidade da alimentação dos bebês, que passam a aceitar os diferentes tipos de alimentos”, conclui a professora.


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