Secretaria Municipal de Educação

09/05/2017 - Educação
Educação renova parceria do Programa Trabalho Seguro
Instituições buscam prevenção de acidentes e de doenças ocupacionais

foto/divulgação: SME

O termo de adesão foi assinado entre o secretário de Educação e o desembargador do TRT

A Secretaria de Educação de Florianópolis e o Programa Trabalho Seguro (PTS) em Santa Catarina renovaram a parceria.  O termo de adesão foi assinado entre o secretário Maurício Fernandes Pereira e o desembargador do TRT Roberto Guglielmetto, gestor regional do programa no Estado.

 

As instituições unem esforços em ações voltadas à prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais entre os profissionais da rede municipal de ensino de Florianópolis.

 

O foco da SME é a prevenção para diminuir o alto índice de faltas ao trabalho por licenças de saúde. Conforme Maurício Fernandes Pereira, 25% dos professores da rede municipal ingressam com algum atestado médico no período de um mês, sendo metade por doenças de transtorno mental relacionados ao trabalho.

 

De acordo com o secretário a rede possui 5.900 profissionais de educação, entre efetivos e temporários. Do total, 511 estão readaptados em outras funções.

 

O secretário salienta que a prefeitura deve atacar o problema na raiz para que os profissionais tenham qualidade de vida. “Ser humano com saúde resulta, certamente, em um ensino cada vez melhor”.

 

Revista da prevenção


A pedido do desembargador Guglielmetto, a Secretaria vai distribuir mais de dois mil exemplares da “Revista do Sesinho” para as 36 escolas de ensino fundamental da rede pública de Florianópolis. A publicação é editada pelo Serviço Social da Indústria (outro parceiro do PTS) e tem o apoio do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

 

Além de uma história em quadrinhos com o personagem Sesinho, de sete anos, envolvendo o tema da segurança do trabalho, o gibi traz curiosidades sobre profissões de risco e passatempos

 

Cuide da Voz
 

Um dos programas de saúde mais tradicionais promovidos pela Secretaria é o “Cuide da Voz”, implantado em 2005, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina, para tratamento de professores com problemas nas cordas vocais. Além disso, a cada dois anos, as garrafinhas de água distribuídas aos docentes (as squeezes, semelhantes àquelas utilizadas em academias) são trocadas.

 

No momento da troca, é entregue material informativo com dicas e cuidados que os professores devem ter com a voz.

 

Trabalho Seguro


O programa é uma iniciativa do Conselho Superior da Justiça do Trabalho e do Tribunal Superior do Trabalho, em parceria com diversas instituições públicas e privadas, para formular projetos e ações nacionais voltados à prevenção e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.


galeria de imagens