Secretaria Municipal de Educação

24/10/2017 - Educação
Secretário de Educação participa de audiência sobre universalização das bibliotecas
Lei estabelece a instalação dos espaços em todas as instituições de ensino do país em no máximo 10 anos

foto/divulgação: SME

Secretário de Educação de Florianópolis Maurício Fernandes Pereira

Em Brasília, o secretário de Educação de Florianópolis, Maurício Fernandes Pereira, que também é Secretário de Coordenação Técnica da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), participou de uma audiência pública nesta terça-feira para discutir a universalização das bibliotecas. A discussão ocorreu na Câmara dos Deputados.

 

Lei 12.244/10 estabelece que a instalação de bibliotecas em todas as instituições de ensino do país deverá ser alcançada em, no máximo, dez anos.

 

“Além de uma lei sobre livros em bibliotecas, temos que prioritariamente criar a cultura da leitura em nossas crianças. E nós fazemos isso com a nossa rede municipal de ensino”, conclui Maurício Fernandes Pereira.

 

Participaram da audiência, além do secretário, Guilherme Relvas, diretor do Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura; Wilson Troque, coordenador-geral dos Programas do Livro, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE); Raimundo Martins de Lima, presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia; Luís Antonio Torelli, presidente do Instituo Pró-Livro; e Christine Fontelles, coordenadora da campanha "Eu quero a minha biblioteca".

 

 

Cultura da leitura

 

 

Atualmente, todas as 36 escolas da rede municipal de ensino de Florianópolis são equipadas com uma biblioteca. Nesses espaços, principalmente ligados à literatura, há o desenvolvimento de diversas ações, projetos e atividades em parceria com educadores.

 

Há também uma biblioteca central da Secretaria de Educação, localizada na Rua Ferreira Lima, 82, Centro. Desde 2006, é aberta à população, sempre das 8h às 20 horas. 

 

Para fazer a carteirinha e ter acesso aos mais de 18 mil títulos do setor, os interessados precisam levar a carteira de identidade e um comprovante de residência atual.