Secretaria Municipal de Educação

04/04/2018 - Educação
Democracia e participação social são temas em escolas municipais
Educação fez parceria com CGU e Conselho de Combate à Pirataria

foto/divulgação: Gabriel Valentin

Para colocar em prática tudo o que foi aprendido durante a formação, na próxima quarta-feira haverá uma ação sobre ética e cidadania na EBM João Alfredo Rohr

A ideia é que crianças do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Florianópolis tenham consciência cada vez mais de valores relacionados à democracia, participação social, respeito à diversidade, autoestima, responsabilidade cidadã e interesse pelo bem-estar coletivo. Para isso, a Secretaria de Educação uniu-se à Controladoria Geral da União (CGU) e ao Conselho Estadual de Combate à Pirataria (CECOP). Esses setores irão ministrar diversas formações para que os professores tenham outros subsídios para desenvolverem atividades com os estudantes.

 

Na primeira capacitação, no final de março, o destaque foi o projeto “Um por todos e todos por um. Pela ética e cidadania” da CGU. Seu principal objetivo é estimular os futuros cidadãos a se envolverem com as questões sociais e proporcionar uma formação crítica, criando o ambiente necessário para que tomem consciência de seus direitos e deveres. “Espera-se como resultado que se tornem adultos atentos aos atos dos governos e aptos a exigir transparência e efetividade dos governantes”, declarou o secretário de Educação de Florianópolis, Maurício Fernandes Pereira.

 

A Controladoria Geral da União colocará à disposição dos estabelecimentos de ensino material didático composto por manuais, cadernos de atividades, jogos, cartazes e histórias em quadrinhos que visam estimular, no aluno e na sua comunidade, para se engajarem na campanha.

 

De acordo com Charles Schnorr, responsável pelas ações preventivas da SME, os professores que aderirem ao projeto já irão receber os materiais na próxima semana para seu uso.

 

Os educadores terão ainda curso de ensino à distância, bem como por meio de palestras presenciais ministradas por servidores da CGU.

 

No primeiro encontro também foi apresentado pelos colaboradores da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, órgão que integra o Conselho Estadual de Combate à Pirataria, outros projetos dentro da mesma temática, como o: Comércio Ilegal Fora das Escolas e o Observador Mirim, fruto de uma parceira que inclui o Observatório Social de Florianópolis e Secretaria Municipal de Educação.

 

Além dos docentes, estiveram presentes, o Secretário Municipal de Educação de Florianópolis, Maurício Fernandes Pereira, os responsáveis pelo projeto na CGU, os auditores Rodrigo de Bona da Silva e Rosemary Zucareli Inocêncio, e presidente do CECOP, Jair Schmitt e sua equipe.

 

 

A ação

 

 

Para colocar em prática tudo o que foi aprendido durante a formação, na próxima quarta-feira, dia 11, às 13h30, as crianças do 5º ano da Escola Básica Municipal João Alfredo Rohr, no Córrego Grande, irão participar de uma ação sobre ética e cidadania, ministrada pelo professor Charles Schnorr.

 

 

Serviço

 

 

O quê: Ação sobre ética e cidadania

Quando: quarta-feira, dia 11

Horário: 13h30

Local: Escola Básica Municipal João Alfredo Rohr

Endereço: Rua João Pio Duarte Silva, 1123 - Córrego Grande