Secretaria Municipal de Educação

23/10/2018 - Educação
Encontro de diretoras de unidades do Centro acontece no Neim Irmão Celso
Foi oferecida uma formação sobre relações étnico-raciais e uma conversa sobre horta e sustentabilidade

foto/divulgação: SME

Participaram oito profissionais, além da diretora do Neim Irmão Celso, Daniela Silva

O Núcleo de Educação Infantil Municipal (Neim) Irmão Celso, na Agronômica, foi palco de um encontro de diretoras das unidades de educação infantil da região central de Florianópolis. Na ocasião, as profissionais receberam uma formação sobre relações étnico-raciais, discutiram sobre participação na educação infantil e trataram sobre o tema horta e sustentabilidade.

 

As crianças de três e quatro anos recepcionaram as diretoras com o maculelê, um tipo de dança folclórica brasileira de origem afro-brasileira e indígena. Participaram as diretoras Tatiane Fernandes (Neim Nossa Senhora Aparecida – Pantanal); Ana Lúcia de Souza (Neim Rosa Maria Pires – Centro); Marlete Arêas (Neim Carlos Humberto Pederneiras Corrêa – Agronômica); Márcia Pereira (Neim Hassis – Costeira do Pirajubaé); Sirene Costa (Neim João Machado da Silva – Agronômica); Marta Novakoski (Neim Waldemar da Silva Filho – Trindade); Roberta Luz (Neim Monsenhor Frederico Hobold – Costeira do Pirajubaé); e Cristiane Vieira (Neim Anjo da Guarda – Trindade); além da diretora do Neim Irmão Celso, Daniela Silva, e das assessoras da Diretoria de Educação Infantil Mariza e Simone.

 

De acordo com o secretário de Educação Maurício Fernandes Pereira, encontros como esse auxiliam na ampliação do saber. “Os profissionais da educação têm a oportunidade de trocar experiências e assim promover a transformação efetiva que apenas a educação pode propiciar à nossa sociedade”, acrescenta.

 

A unidade ofertou a formação sobre Educação para as Relações Étnico-Raciais (EREr) com a professora Katia Regina Costa, tratando a base legal da temática e conversando sobre as vivências na prática das unidades educativas.

 

As diretoras discutiram e refletiram sobre o texto “Construir compartilhando a qualidade: a contribuição das partes interessadas”, de Anna Bondioli. O texto propõe um modelo de “avaliação compartilhada”, específico para o contexto da educação infantil. Foi possível conhecer como estão organizados os espaços da unidade e entender o processo de gestão compartilhada que vem sendo realizado.

 

Falou-se também sobre horta escolar, sustentabilidade, a relação com a natureza e a coleta do óleo que o núcleo de educação infantil realiza para produzir sabão e distribuir para a comunidade educativa.

 

No final do encontro, foram sorteadas floreiras feitas de material reciclado e distribuídas mudas de temperos da horta da unidade.


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