Secretaria Municipal de Educação

24/10/2018 - Educação
Biblioteca central organiza exposição de jogos e brincadeiras no CEC
Com esta temática, projeto ler, ver e ouvir iniciou nesta quarta-feira na Biblioteca da Secretaria de Educação

foto/divulgação: arquivo sme

O objetivo é tornar a biblioteca um ambiente provedor de cultura, arte e literatura

A Biblioteca Central da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis (SME) aborda até semana que vem a temática jogos, brincadeiras e literaturas sobre jogos dentro do projeto “Biblioteca para Ler, Ver e Ouvir”. O evento teve início nesta quarta-feira (24) e vai até a próxima quarta (31), das 8h às 19h.  A biblioteca está situada no Centro de Educação Continuada da SME, na Rua Ferreira Lima, 82, Centro da cidade.

 

Sobre o assunto, com o objetivo de tornar a biblioteca um ambiente provedor de cultura, arte e literatura, o setor montou uma exposição em parceria com a Oficina do Aprendiz. Há cubo mágico, cinco marias, bilboquês, mola maluca, ioiô, jogo de xadrez, jogo damas e jogo da memória, “quebra-cabeça” torre de Hanói e dominó.

  
 “São jogos e brinquedos de cunho pedagógico e de fruição, envolvem estratégia, memória, coordenação motora, conhecimentos matemáticos, entre outros”, explica a assessora pedagógica, Angela Augusta.

 

Voltado para professores e estudantes da rede municipal, os estabelecimentos de ensino devem agendar a visita à Biblioteca Central através do telefone 3212-0913.

Conforme o secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, a programação é recheada de atividades.  “Tempo é o que não vai sobrar para as crianças com as visitas monitoradas. Um universo mágico está à disposição da criançada”.

 
Programação

 

Nesta quarta-feira (24), a professora Roseli Schutz, no período da manhã, contou para os estudantes as histórias da tartaruga e a lenda do tamborim. Já a docente Rosetenair Feijo Scharf, no turno da tarde, entreteu os estudantes com histórias sobre a cultura indígena e africana.

 

Nesta quinta-feira (25), brincadeiras lúdicas através do universo mágico da Alice no país das Maravilhas, Arlequim e Chapeuzinho Vermelho marcam o momento de descontração da garotada.

 


Na sexta-feira (26), o cartunista Alexandre Beck conversará sobre o trabalho dele com professores da rede municipal de ensino. Alexandre é autor das tirinhas do Armandinho, que tratam de temas sobre preservação ambiental e igualdade social.

 

Na segunda-feira, dia 29, as crianças poderão conhecer o atleta paraolímpico de xadrez, Daniel Brandão, que ministrará uma oficina sobre o esporte.

 

 
Na terça-feira (30), a acadêmica de artes, Alice Salvador, no período matutino e vespertino, ensinará a garotada a fazer origamis. As crianças levarão para casa um móbile com os famosos Tsurus, os passarinhos tradicionais da cultura japonesa.

 

Na quarta-feira (31) a assessora pedagógica Angela Augusta da Gama conduzirá, pela manhã, uma ciranda cantada. As crianças poderão dançar ao som de muitas canções, reproduzidas através de instrumentos como o violão e copos. No período da tarde, a docente Rosetenair Feijo volta com várias histórias para a garotada, encerrando o projeto com chave de ouro.


galeria de imagens