Secretaria Municipal de Educação

25/10/2018 - Educação
Estudantes dos últimos anos do ensino fundamental cuidam dos pequenos
Recreio Monitorado é desenvolvido na Escola Municipal de Florianópolis Intendente Aricomedes da Silva

foto/divulgação: SME

Há 26 estudantes envolvidos na atividade no contraturno

 

A Escola Básica Municipal de Florianópolis Intendente Aricomedes da Silva, na Cachoeira do Bom Jesus, criou o Recreio Monitorado. Pelo projeto, estudantes dos anos finais desenvolvem com a garotada dos anos iniciais (do primeiro ao quinto ano) jogos e brincadeiras no intervalo escolar. Sendo a maioria líderes de turmas,  há 26 estudantes envolvidos na atividade no contraturno.  Para mediação, essa turma recebe capacitação por parte da diretora Regina Lima e da professora de educação especial Ruth Mary Pereira.  

 

De acordo com Regina Lima, o projeto busca promover senso de responsabilidade, organização e de ajuda entre os escolares. “Já podemos constatar que os recreios ficaram mais divertidos e o número de pequenos incidentes, como quedas e brigas, diminui consideravelmente”, ressalta. 

 

“A escola deve contribuir na formação do educando como cidadão consciente de seus direitos e deveres, buscando alternativas didáticas e lúdicas”, salienta o secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira. 

 

O envolvimento de crianças e adolescentes em pautas pedagógicas é uma tradição no estabelecimento de ensino. Em  2011 e 2012, a unidade contou com o Projeto Monitores da EBIAS. A garotada tinha a tarefa de serem anfitriões de visitantes do bosque da escola.  O local reúne importantes informações sobre conservação e preservação ambiental, e recebeu a sinalização visual tátil com pictogramas, Braille, LIBRAS e letras em tinta. 

 


galeria de imagens