Secretaria Municipal de Educação

23/11/2018 - Educação
Garotada cria personagens para aula de Introdução à Programação
Trabalho é desenvolvido na Escola Municipal de Florianópolis Antônio Paschoal Apóstolo

foto/divulgação: SME

O professor de Tecnologia Educacional Carlos Wendt foi o responsável pela iniciativa

Como introduzir "pensamento computacional e programação" a estudantes de 3º anos do ensino fundamental.  Essa questão foi levantada pelo professor de Tecnologia Educacional, Carlos Wendt, da Escola Municipal de Florianópolis Antônio Paschoal Apóstolo, no Rio Vermelho. A solução do professor foi transformar alguns alunos em personagens de um jogo fictício, e outros, em programadores. Os estudantes programadores criaram, por intermédio de indicações escritas em papel, os movimentos que cada personagem deveria seguir, sem fazer uso da fala.

 

Esta ideia vem do principio que podemos programar de forma analógica, sem dispositivo eletrônico, alega Carlos Wendt. “É também o principio do pensamento computacional, tão importante para nossos alunos”.

 

A partir desta compreensão, a garotada de nove anos partiu para a introdução à programação na sala de informática, utilizando o site code.org. A turma começou a programar, só que agora utilizando o computador e os comandos.

 

Assim a cada nível, num total de cinco, cada qual com seu subnível, os alunos foram sendo desafiados.

 

No nível inicial, o desafio era deslocar o personagem Bird (pássaro) até o Porquinho Verde. O objetivo no jogo é ganhar o maior número possível de pontos, controlando o pássaro (tocando na tela) sem deixá-lo colidir nos canos. Exigiu muita atenção, concentração e cooperação entre colegas.

 

Na fase mais adiantada, chegaram aos personagens mais querido da gurizada, Alex e Steve do jogo eletrônico Minecraft, que permite a construção de um mundo virtual utilizando blocos.

 

“As aulas foram muito legais e o incomum silêncio e concentração foram  constantes”, diz o professor.

 

Segundo o secretário de Educação Maurício Fernandes Pereira, a intenção é estimular os alunos para uma área que só tende a crescer na cidade, sendo Florianópolis o principal polo de produção tecnológica no Brasil.


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