Secretaria Municipal de Educação

26/11/2018 - Educação
Stop motion diverte estudantes e auxilia em ensino nos anos iniciais
Técnica de produção de vídeos é utilizada em escola municipal de Florianópolis, a Almirante Carvalhal

foto/divulgação: arquivo sme

Planejaram, em sala de aula, a animação com o desenvolvimento de textos e desenhos das cenas quadro a quadro.





Como ensinar da maneira menos formal  e despertar nas crianças o interesse pelas novas tecnologias. Uma via é o stop motion, técnica de animação  realizada por intermédio de fotografias ou desenhos. As imagens, apresentadas em uma sequência rápida , demonstram movimentos. A técnica foi empregada na Escola Básica Municipal de Florianópolis Almirante Carvalhal,  em Coqueiros, para tratar sobre o uso  racional da água e falar das grandes navegações, as expedições marítimas ocorridas nos séculos XV e XVl, principalmente por Portugal e Espanha.
 
 
Os produtores foram as turmas dos quartos  e quintos anos do ensino fundamental sob a coordenação das professoras Matilde Zanotto, Suleica Kretzer, Rafaela de Moura e  Luciana Prado.
 
 
Os estudantes ampliaram seus conhecimentos em sala de aula com as professoras Matilde (4º ano), Suleica (5º ano). Em seguida, trabalharam no Laboratório de Ciências  com a professora Rafaela de Moura, com desenvolvimento de experiências com maquetes (4º ano) e simulação de uma bússola caseira (5º ano). 
 
 
Planejaram, em sala de aula, a animação com o desenvolvimento de textos e desenhos das cenas quadro a quadro.  Na sala informatizada arrumaram ou reformaram algumas coisas do cenário e da escrita da história. Na outra etapa, as crianças fotografaram e reproduziram os movimentos dos personagens junto aos espaços criados.
 
 
Para finalizar alguns estudantes gravaram suas vozes e desenvolveram os efeitos sonoros, dando vida aos personagens e aos curtas. 
 
 
“O projeto demorou e exigiu muito tempo e dedicação por parte de todos os envolvidos, mas valeu a pena, pois ficou muito bem. Os alunos curtiram muito fazer esse projeto”, conta Matilde.
 
 
“Aprendemos muito e foi gratificante ver passo a passo, ver o processo acontecer e chegar a um resultado final tão lindo”, explica a professora auxiliar de Tecnologia Educacional Luciana. 
 
 
"Trabalhar os conceitos de ciências na prática,  junto com a criação dos modelos de animação, facilitou a visualização e a compreensão. Acredito que é uma maneira de tornar a aprendizagem mais interessante e divertida", destaca a professora auxiliar em atividades de Ciências Rafaela.
 
 
Produção de 23 vídeos
 
Em relação  a um dos recursos naturais  mais importante do planeta, a água, os quartos anos  produziram  13 vídeos para alertar as pessoas a  não desperdiçarem esse líquido e não poluírem rios, riachos, lagos, lagoas, mares e oceanos. Os quintos anos conceberam 10 animações a respeito das grandes navegações, que ajudaram a marcar a passagem da Idade Média para a Idade Moderna e resultaram  na descoberta de um novo continente, a América. 
 
 
“É importante que os professores tragam para a sala de aula as novas tecnologias. O audiovisual está cada vez mais presente no cotidiano do estudante, seja através de vídeos na internet, programas educativos e até mesmo de entretenimento", explica o secretário de Educação Maurício Fernandes Pereira.
 
 
O começo
 
No primeiro semestre, os estudantes  visitaram o Centro Integrado de Cultura (CIC) para ver uma exposição sobre o procedimento empregado no curta metragem chamada 'Almofadas de Penas'. 
 
 
Na exposição, puderam observar e conhecer o processo e os métodos utilizados no filme. Entre as peças em exibição estavam os personagens Alícia e o marido Jordão, cenários, adereços, figurinos e sistemas utilizados durante o desenvolvimento de animação da película.
 
 
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