Secretaria Municipal de Educação

27/11/2018 - Educação
Fórum Municipal de Educação de Floripa promove I reunião ampliada
Evento reuniu profissionais da área para debater sobre a rede de ensino no auditório do IFSC

foto/divulgação: arquivo sme

O objetivo do PME é colocar em ação um conjunto de estratégias, como: elevar a taxa de alfabetização da população,por exemplo

Ocorreu nesta terça-feira (27) a I Reunião ampliada do Fórum Municipal de Educação de Florianópolis no auditório do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). A temática do evento abordou o acompanhamento do Plano Municipal de Educação (PME).

 

O objetivo do PME é colocar em ação um conjunto de estratégias, como: elevar a taxa de alfabetização da população, oferecer educação em tempo integral, ampliar o investimento público na rede de ensino e garantir a formação continuada dos professores e demais profissionais.

 

O secretário de Educação Maurício Fernandes Pereira, o  adjunto Luciano Formighieri e equipe técnica  da SME  participaram do Fórum.  Maurício Fernandes Pereira salientou , por exemplo, o esforço da prefeitura   em reduzir a fila de espera na educação infantil.  Citou que em janeiro de 2017 o número era de 3.872, caindo para 2.455 crianças  em dezembro daquele ano. Em 2018, há 1.190 crianças aguardando uma vaga.  “Com organização e gestão dos espaços físicos e de grupos de atendimentos, obtivemos excelentes resultados”, observou.

 

Houve a explanação a respeito das normativas e desafios do Plano Municipal de Educação (PME) pela vice-coordenadora do Fórum e presidente do conselho municipal da Educação, Maria de Jesus Lucena.

O  auditor do Tribunal de Contas de Santa Catarina Gerson dos Santos Sicca participou do painel a respeito das metas do PME.

 

Edna Corrêa, coordenadora Estadual da Rede de Assistência Técnica para o Monitoramento e a Avaliação dos Planos de Educação e o avaliador educacional Sérgio Bassetti debateram a importância da qualificação do monitoramento e avaliação dos planos.

 

O Pró-reitor da Universidade Federal de Santa Catarina e coordenador no Fórum Municipal de Educação de Florianópolis, Alexandre Marino, expôs  as futuras ações para o monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação de Florianópolis.


galeria de imagens