Secretaria Municipal de Educação

15/02/2019 - Educação
SME dá orientações sobre inserção na educação infantil
Ano letivo iniciou neste dia 13 de fevereiro

foto/divulgação: Gabriel Valentim

As profissionais da educação infantil são responsáveis por planejar e efetuar estratégias de inserção

Atualmente mais de 13 mil crianças, entre quatro meses e cinco anos de idade, estão matriculadas na educação infantil da rede municipal de ensino de Florianópolis.

 

Com o início do ano letivo, uma das tarefas importantes que as profissionais assumem é planejar e organizar os processos de chegada ou retorno desta faixa etária às 88 unidades de  atendimento. Isso exige o cuidado de observar e respeitar os modos e sentimentos de cada pequeno que passa por esse processo.

 

É também um momento que traz muitas preocupações às famílias sobre o modo como ocorre esta entrada ou retorno. Será que a criança vai chorar? Quem serão as professoras? Há algum cuidado pensado para acolher meu filho ou minha filha? Quem irá consolar se houver choro? E se ela ou ele não se alimentar? E se ficar doente? São muitas as perguntas que podem surgir, bem como, diversos sentimentos que afligem as crianças e as profissionais.

 

Algumas ações que farão parte do processo de inserção das crianças e que necessitam do apoio e participação das famílias:

 

1) As profissionais da educação infantil são responsáveis por planejar e efetuar estratégias que auxiliem as crianças e suas famílias no processo de inserção;

 

2) As ações pensadas para este processo, no que se refere aos modos de atendimento, ao tempo reduzido, ao convite de permanências das famílias na unidade educativa, se pautam em princípios pedagógicos sustentados pelo respeito às crianças e suas singularidades;

3) Os primeiros dias serão organizados com atendimento individualizado, seguido de atendimento em horário reduzido, de forma a facilitar a constituição dos vínculos afetivos entre crianças, profissionais e famílias.

 

4) O atendimento individualizado nos primeiros dias é importante para que as profissionais possam ter informações sobre as crianças, bem como, para oportunizar a estas e suas famílias uma aproximação mais personalizada com as profissionais.

 

5) O atendimento reduzido e a ampliação gradativa da permanência na unidade ajudam as crianças a construírem de forma segura e gradativa os vínculos afetivos com as pessoas deste espaço. Esta organização envolverá todos do grupo nos primeiros dias para garantir um ambiente que facilite a aproximação e a constituição de vínculos entre crianças, profissionais e famílias.

 

6) As crianças têm direito à presença de um de seus familiares na unidade de educação infantil durante seu processo de inserção, e essa permanência e acompanhamento serão negociados a partir da necessidade das crianças e possibilidades da família;

 

7) Os bebês não necessitam interromper o aleitamento materno para se inserirem na Educação infantil. A SME orienta que as mães continuem o aleitamento, podendo ir à unidade sempre que necessário ou encaminhando o leite extraído manualmente. A unidade educativa organizará reuniões para orientar as mães dos bebês com relação a continuidade do aleitamento materno.

 

8) A inserção é um processo singular e coletivo ao mesmo tempo. Singular porque cada criança tem um tempo próprio para se sentir inserida, o que necessita ser respeitado; e coletivo porque as relações do grupo serão reconstituídas e se alteram a partir da inserção dos novos que chegam.

 

9) O choro não é a única manifestação de estranhamento por parte da criança. Outras reações podem ser identificadas, como por exemplo: recusa ou ansiedade na alimentação, vômitos, dificuldade no sono, apatia, febre, isolamento, irritabilidade. É preciso estar atento a estas diversas manifestações, acompanhando-as juntamente com as profissionais.

 

10) É importante que os familiares demonstrem confiança às crianças. Contudo dúvidas e angústias podem surgir durante esse processo. Isso é normal. Mas, é importante manter o diálogo com as profissionais da unidade educativa, de forma que todos possam se ajudar e, sobretudo, apoiar às crianças. Procure conversar com as profissionais sempre que sentir necessidade.

 

11) As profissionais das unidades educativas, bem como, a Diretoria de Educação Infantil, ficam a disposição para conversar e elucidar qualquer dúvida que surja sobre o processo de inserção da educação infantil. O telefone para contato é (48) 3251-6101.