Secretaria Municipal de Educação

29/03/2019 - Educação
Neim Elisabete Anderle promove integração na hora da refeição
Projeto busca trazer um ambiente propício para a criação de novos hábitos

foto/divulgação: arquivo sme

Esta iniciativa é feita partindo dos princípios que estão estabelecidos nos documentos da rede municipal de ensino para a Educação Infantil

O Núcleo de Educação Infantil Municipal de Florianópolis (Neim) Elisabete Nunes Anderle, situado na Barra da Lagoa, desenvolveu uma nova dinâmica para a alimentação das crianças.

 

Através do projeto Refeitório, os profissionais da unidade passaram a proporcionar uma olhar mais cuidadoso e reflexivo na hora das refeições. O momento possibilita às crianças acolhimento, movimento, relação entre pares, tranquilidade e melhores hábitos alimentares.

 

Uma das ações da proposta é compartilhar com os pais, no mural da unidade educativa, o registro de como foi a alimentação dos pequenos.

 

“Esta iniciativa é feita partindo dos princípios que estão estabelecidos nos documentos da rede municipal de ensino para a Educação Infantil. Onde os profissionais precisam planejar e pensar momentos mais qualificados para atender às crianças, neste caso o momento da alimentação”, frisa o secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira.

 

Projeto

A ideia surgiu após a percepção que no momento da alimentação das crianças é necessário a integração adequada, e um olhar mais atento de como se alimentam e se socializam.

 

A equipe então organizou o projeto a fim de que todos os grupos pudessem interagir chamando um número de crianças de cada turma.

 

“Acreditamos que com essa nova organização, os profissionais conseguem estabelecer uma relação mais próxima com cada criança com o intuito de orientá-las, bem como, perceber as relações estabelecidas entre as crianças e crianças e adultos”, explica a diretora da unidade educativa, Grasiela Ferreira.

 

“E com essa nova dinâmica pudemos perceber um momento acolhedor, tranquilo, calmo e de muitas trocas e aprendizagens significativas”, acrescenta Marilene Lemos, coordenadora do projeto.


galeria de imagens