Secretaria Municipal de Educação

01/04/2019 - Educação
Escola se une para interagir com estudante surdo
Todos estão aprendendo Libras para que Kauã, 6 anos, sinta-se mais acolhido

foto/divulgação: arquivo sme

48 profissionais da unidade educativa se reuniram para aprender LIBRAS

Estudantes e profissionais da Escola Básica Municipal de Florianópolis Adotiva Liberato Valentim, situada na Costeira do Pirajubaé, se mobilizaram para aprender a Língua Brasileira de Sinais. O objetivo? Ampliar a comunicação com Kauã da SilvaTiton, do 1º ano do ensino fundamental, para que ele se sinta inserido e incluído cada vez mais na unidade educativa.

 

A turma dele, com 25 matriculados, tem aulas de LIBRAS na segunda e quinta-feira, no período da manhã, com o professor Renato Nilson Chagas e o intérprete Hamilton da Silva Ferreira.

 

Quarenta e seis adultos da escola também estão aprendendo a Língua Brasileira de Sinais. O professor Renato leciona o curso para os profissionais, queestão divididos em quatro grupos.

 

Na segunda-feira, o primeiro grupo está em formação das 13h45 às 14h30. Já o segundo, das 14h30 às 15h10. Na quinta-feira, as aulas ocorrem no período matutino, das 8h45 às 9h30, para a terceira turma, e das 9h30 às 10h10, para a quarta.

 

Dentre os aprendizes estão 28 professores, três funcionários da secretaria da escola, três cozinheiras, cinco pessoas da equipe pedagógica, duas da vigilância, quatro da limpeza e um dos serviços gerais, uma bibliotecária e uma auxiliar de biblioteca, que acompanharão o curso até o final de novembro

 

Kauã, 6 anos de idade, também frequenta a sala multimeios da unidade no contraturno escolar. Neste espaço, conta com a atuação do professor Renato e da professora da sala multimeios, Maria Edilene Garcia.

 

A sala multimeios é constituída de mobiliários, materiais didáticos, recursos pedagógicos e de acessibilidade e equipamentos específicos para estudantes com deficiência.

 

Segundo o secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, a rede municipal de ensino se preocupa em oferecer um espaço inclusivo, buscando auxiliar a criança surda no diálogo e na representação.

 

Curso de Libras para a turma do Kauã:

Quando: Segunda-feira e Quinta-feira

Período: manhã

 

Curso de Libras para os profissionais da escola:

1º e 2ª grupos

Quando: Segunda-feira

Horário: 1º grupo 13h45 às 14h30 / 2º grupo 14h30 às 15h10

 

3º e 4º grupos

Quando: Quinta-feira

Horário: 3º grupo:8h45 às 9h30/ 4º grupo: 9h30 às 10h10 

 

Endereço da Escola Básica Municipal Adotiva Liberato Valentim

 Avenida Jorge Lacerda, 1559 -Costeira do Pirajubaé


galeria de imagens