Secretaria Municipal de Educação
A Escola Básica Municipal de Florianópolis Acácio Garibaldi São Thiago, situada na Barra da Lagoa, desenvolve com os estudantes do 1º ao 9º ano o Projeto de Iniciação à Pesquisa, orientado pela professora Melize Daniel. A proposta visa estimular a aprendizagem a partir do interesse e curiosidade das crianças e adolescentes.
O fundo do mar e seus animais é tema da turma do 3º ano da professora Cristina Varela. O grupo estará durante todo o ano realizando o projeto, focando na Ilha de Santa Catarina, sua geografia, sua história e sua natureza dentro das ciências.
Com o professor Luciano Castro os 5º anos estão trabalhando o espaço sideral. Dentre as atividades propostas pelo educador está o conhecimento da orientação dos navegadores por meio das constelações e a observação dos avanços das tecnologias utilizadas como astrolábio, bússola e GPS; conversas sobre a influência dos astros na vida do planeta Terra; elaboração de poemas sobre o espaço; e estudo dos conteúdos de ordem e classe com os dados das distâncias entre os astros.
Para ajudar na absorção do conteúdo, atividades práticas já estão em andamento com a construção de maquetes de foguetes, telescópio, sonda espacial e sistema solar.
A garotada também visitou a comunidade onde a escola está inserida para realizaram entrevistas com pescadores e agricultores sobre a influência das fases da Lua na profissão que atuam.
“Precisamos romper os limites entre as disciplinas que fragmentam os saberes, a visão de educadores e estudantes. O projeto de Iniciação à Pesquisa desenvolvido pela Escola Acácio Garibaldi vem contribuindo para a formação de estudantes mais críticos e autônomos, implicando em mudanças de atitudes e perspectivas diante da vida. Levando os estudantes a tornarem-se protagonistas no processo de aprendizagem”, afirma o secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira.
Críticos e autônomos
“Objetivo da iniciativa é torna-los sujeitos ativos, através de suas contribuições, para que possam exercer características de críticos e autônomos, proporcionando a eles uma nova forma de estudar. Assim o processo de organização da pesquisa, estudo e escolha do tema são feitos de forma democrática com todos os estudantes”, explica Melize.
A partir desse processo, os professores estruturaram todos os eixos de ensino do currículo e os conhecimentos necessários para o ano em questão a partir desse grande tema. Todo o processo de alfabetização é realizado baseado no assunto, bem como a matemática.