Secretaria Municipal de Educação

30/04/2019 - Educação
Garotada viaja pelo espaço e mergulha no fundo do mar
Atividade é desenvolvida no Projeto de pesquisa de escola na Barra da Lagoa

foto/divulgação: Arquivo SME

Garotada viaja pelo espaço e mergulham no fundo do mar

A Escola Básica Municipal de Florianópolis Acácio Garibaldi São Thiago, situada na Barra da Lagoa, desenvolve com os estudantes do 1º ao 9º ano o Projeto de Iniciação à Pesquisa, orientado pela professora Melize Daniel.  A proposta visa estimular a aprendizagem a partir do interesse e curiosidade das crianças e adolescentes. 

 

O fundo do mar e seus animais é tema da turma do 3º ano da professora Cristina Varela.   O grupo estará durante todo o ano realizando o projeto, focando na Ilha de Santa Catarina, sua geografia, sua história e sua natureza dentro das ciências.

 

Com o  professor Luciano Castro os 5º anos estão trabalhando o  espaço sideral. Dentre as atividades propostas pelo educador está o conhecimento da orientação dos navegadores por meio das constelações e a observação dos avanços das tecnologias utilizadas como astrolábio, bússola e GPS; conversas sobre a influência dos astros na vida do planeta Terra; elaboração de poemas sobre o espaço; e estudo dos conteúdos de ordem e classe com os dados das distâncias entre os astros.

 

Para ajudar na absorção do conteúdo, atividades práticas já estão em andamento com a construção de maquetes de foguetes, telescópio, sonda espacial e sistema solar.

 

A garotada também visitou a comunidade onde a escola está inserida para realizaram entrevistas com pescadores e agricultores sobre a influência das fases da Lua na profissão que atuam.

 

“Precisamos romper os limites entre as disciplinas que fragmentam os saberes, a visão de educadores e estudantes. O projeto de Iniciação à  Pesquisa desenvolvido pela Escola Acácio Garibaldi vem contribuindo para a formação de estudantes mais críticos e autônomos, implicando em mudanças de atitudes e perspectivas diante da vida. Levando os estudantes a tornarem-se protagonistas no processo de aprendizagem”, afirma o secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira.

 

Críticos e autônomos

“Objetivo da iniciativa é torna-los sujeitos ativos, através de suas contribuições, para que possam exercer características de críticos e autônomos, proporcionando a eles uma nova forma de estudar. Assim o processo de organização da pesquisa, estudo e escolha do tema são feitos de forma democrática com todos os estudantes”, explica Melize.

 

A partir desse processo, os professores estruturaram todos os eixos de ensino do currículo e os conhecimentos necessários para o ano em questão a partir desse grande tema. Todo o processo de alfabetização é realizado baseado no assunto, bem como a matemática.


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