Secretaria Municipal de Educação

02/05/2019 - Educação
Estudantes criam app para ensinar e compartilhar notícias sobre Libras
As três garotas venceram o Technovation Challenge 2019

foto/divulgação: Degugas Fotografia

Da esquerda para direita - Milleny, Jennifer e Joanna

 

As estudantes Jennifer Cardoso da Luz do 9º ano, Milleny Beck Domingues Jacobi e Joanna Lopes Fernandez do 7º ano, da Escola Municipal Herondina Medeiros Zeferino, em Ingleses, venceram a categoria Júnior do Pitch Regional de Florianópolis do Technovation Challenge 2019, programa global de empreendedorismo e tecnologia para mulheres. 
 
A criação do aplicativo “Librianos:  o mundo das Libras” deu a vitória as meninas nessa categoria, que contemplava a faixa etária de 10 a 14 anos. Como prêmio, elas receberam o valor de 10 mil reais em cursos de capacitação na empresa I Do Code.
 
O aplicativo possui uma área de aprendizado, onde  as pessoas  têm acesso a vídeos exclusivos, com falantes de Libras ensinando coisas básicas. 
Conta também  com uma área com  um canal de comunicação direto com a equipe do app.  “Caso a pessoa saiba algumas palavras ou expressões, ela pode gravar e nos enviar para que disponibilizemos a todos tal conteúdo”, diz Felipe de Oliveira.  Ex-estudante da Herondina, e   acadêmico de química no Instituto Federal de Santa Catarina , ele é um dos mentores das garotas, juntamente com Natália Maia. 
 
Há uma seção com  diversas notícias relacionadas à Libras. Futuramente,  será dado  visibilidade aos sites que contam com adaptação à Língua Brasileira de Sinais e também a jogos voltado para esse tema  . 
O software utilizado para a criação do aplicativo foi o APP Inventor, disponibilizado gratuitamente pela Google. A direção  Escola Herondina está em busca de parceria para disponibilizar o aplicativo na Google Play Store.
 
Contribuir para inclusão
A ideia de desenvolver o app voltado para a Língua Brasileira  de Sinais surgiu como uma forma de contribuir na inclusão da parcela da população brasileira que acaba sendo excluída de determinados espaços e atividades. 
As estudantes relatam que percebem de forma bem evidente essa exclusão. O aplicativo foi pensado e construído para auxiliar as pessoas a aprenderem Libras e com isso ajudar na comunicação com as pessoas com deficiência auditiva. 
 
Segundo Willian Marques, diretor da unidade, a vitória da Joanna, Milleny e Jennifer é motivo de orgulho para a unidade educativa. Em três, das quatro edições, do Technovation Challenge Florianópolis, equipes do estabelecimento de ensino foram vencedoras. 
 
O secretário de Educação da Capital assinala que com essa iniciativa, as garotas tornam-se, na prática, empreendedoras e líderes em tecnologia. Desta forma ajudam o mundo a se tornar mais acessível e mais igualitário, acrescenta Maurício Fernandes Pereira. 
 
Processo de criação 
As  três adolescentes ficaram envolvidas por três meses em estudos, pesquisas, debates e na construção efetiva do aplicativo. Junto com cerca de 30 estudantes da unidade educativa, elas participaram de 10 encontros no SEBRAE, do bairro João Paulo, e de reuniões semanais na escola, no contraturno. 
  
“Mas muito além da vitória, a experiência conquistada por todas as meninas que participaram certamente é o saldo mais positivo. Assim como ver um número cada vez maior de meninas estudando aos sábados e fora do horário escolar. Inspirá-las a estudarem e a perceberem que podem ir além, ocupar espaços e transformar suas vidas. Esse é o maior propósito”, explica Willian. 
 

 


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