Secretaria Municipal de Educação

27/05/2019 - Educação
Estudantes da Anísio Teixeira terão aulas em outras unidades educativas
Prédio da escola municipal de Florianópolis foi interditado por apresentar rachaduras que comprometem a sua estrutura

foto/divulgação: arquivo sme

Na manhã desta segunda-feira, na sede da Associação dos Moradores da Costeira, houve um encontro com pais e responsáveis dos estudantes

Para resguardar vidas, para que estudantes e professores não corram nenhum perigo a Prefeitura de Florianópolis interditou a Escola Básica Municipal Anísio Teixeira, na Costeira do Pirajubaé.  Em reunião no fim da tarde de sexta-feira, a Secretaria de Educação da Capital acatou a recomendação da Defesa Civil Municipal de fechamento do estabelecimento de ensino. Houve aumento nas rachaduras, o que caracteriza a continuidade da movimentação da estrutura predial, que está num terreno de encosta.  Há rachaduras em vigas, sapatas, pilares e paredes, alertou Luiz Eduardo Machado, diretor da Defesa Civil. “O local não apresenta segurança para atividade escolar”, assinalou. “Não podemos ser negligentes, irresponsáveis. Devemos saudar a vida. Por isso, a escola ficará interditada”, disse o secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira.

A Prefeitura irá intensificar as análises, por intermédio de uma empresa especializada, visando detectar o que causa a instabilidade do solo. O trabalho é executado por geólogos e engenheiros.

 

Na manhã desta segunda-feira, na sede da Associação dos Moradores da Costeira, houve um encontro com pais e responsáveis dos estudantes da educação infantil e do ensino fundamental para que a situação fosse explicada, bem como anunciar que todos serão alocados em estabelecimentos de ensino da região.

 

Os 440 estudantes do ensino fundamental têm a possibilidade de serem  transferidos para a Escola Básica Municipal Adotiva Liberato Valentim (Costeira do Pirajubáé), Escola Básica Estadual Júlio da Costa Neves (Costeria do Pirajubaé), Escola Básica Estadual Ildefonso Linhares (Carianos), Escola Básica Estadual Getúlio Vargas (Saco dos Limões), Escola Básica Estadual Jurema Cavallazzi (José Mendes) e  Escola Básica Municipal Beatriz de Souza Brito (Pantanal).

 

Das 44 crianças da educação infantil, 25 delas irão para o Neim Hassis (Costeira) e as demais para os Neims Monsenhor Frederico Hobold (Costeira) e Zilda Arns (Carianos).

 

Os 113 matriculados na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) terão aulas na Escola Básica Municipal Adotiva Liberato Valentim (Costeira).

 

A previsão é que até o final de semana todos estejam já tendo aula num outro estabelecimento de ensino. Ninguém vai perder o ano letivo, frisou o secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira.

 

A Prefeitura irá assegurar vale-transporte para todos os estudantes que tenham necessidade de se deslocar para locais distantes da Anísio Teixeira.

 

Escola não deixará de existir

A unidade será amplamente reformada ou será construído um novo estabelecimento de ensino. Quero que todos fiquem tranquilos. “A Escola Anísio Teixeira não deixará de existir. Isso não passa pela nossa cabeça”, afirmou o secretário de Educação.

 

Plantão

Foram criadas duas salas de situação.  O objetivo é que os pais e outros responsáveis possam conversar com membros da Secretaria de Educação sobre como se dará a transferência das crianças para outras unidades. 

Há uma sala na Escola Básica Municipal Adotiva Liberato Valentim para atender familiares dos estudantes do ensino fundamental. Outra sala foi montada no Neim Hassis para os casos relacionados às crianças da educação infantil.

 

ENTENDA O CASO

Motivo da interdição

Aumento nas rachaduras, o que caracteriza a continuidade da movimentação da estrutura predial.  Há rachaduras em vigas, sapatas, pilares e paredes. O local não apresenta segurança para atividade escolar.

 

Realocamento dos estudantes

- Os 440 estudantes do ensino fundamental têm a possibilidade de serem transferidos para a Escola Básica Municipal Adotiva Liberato Valentim (Costeira do Pirajubaé), Escola Básica estadual Júlio da Costa Neves (Costeira do Pirajubaé), Escola Básica Estadual Ildefonso Linhares (Carianos), Escola Básica Estadual Getúlio Vargas), Escola Básica Estadual Jurema Cavallazzi (José Mendes), Escola Básica Municipal Beatriz de Souza Brito (Pantanal)

- Das 44 crianças da educação infantil, 25 delas irão para o  Neim Hassis Costeira) e as demais para os Neims Monsenhor Frederico Hobold (Costeira) e Zilda Arns (Carianos).

- Os 113 matriculados na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) terão aulas na Escola Básica Municipal Adotiva Liberato Valentim (Costeira)

 

Prazo para transferência

A previsão é que até o final de semana todos estejam já tendo aula num outro estabelecimento de ensino. Ninguém vai perder o ano letivo.

 

Transporte

A Prefeitura irá assegurar vale-transporte para todos os estudantes que tenham necessidade de se deslocar para locais distantes da Anísio Teixeira

 

Criadas duas salas de situação

O objetivo é que os pais e outros responsáveis possam conversar com membros da Secretaria de Educação sobre como se dará a transferência das crianças para outras unidades. 

-Há uma sala na Escola Básica Municipal Adotiva Liberato Valentim para atender familiares dos estudantes do ensino fundamental

-Outra sala foi montada no Neim Hassis para os casos relacionados às crianças da educação infantil

 

Análise do solo

-Prefeitura irá intensificar as análises, por intermédio de uma empresa especializada, visando detectar o que causa a instabilidade do solo. O trabalho é executado por geólogos e engenheiros

 

Escola continuará existindo

A unidade será amplamente reformada ou será construído um novo estabelecimento de ensino.


galeria de imagens