Secretaria Municipal de Educação
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Os estudantes dos 8ºs anos da Escola Básica Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes, no Campeche, mergulharam fundo na história da matemática, a fim de comemorar o dia da disciplina, em 6 de maio. A data é uma homenagem ao matemático e escritor brasileiro Júlio Cesár Melo de Souza.
Os adolescentes leram em sala de aula alguns trechos do livro História da Matemática de Carl Boyer, e assistiram alguns documentários como “história do número 1”, “história da matemática” e “Pato Donald no país da matemática”. Posteriormente, e em grupos, escolheram um estudioso entre uma lista de 36 matemáticos para pesquisar.
Dentre essa lista, nomes como Platão, Bháskara, Aristoteles, Euclides, Bertrand Russel, Pitágoras, Arquimedes e René Descartes foram selecionados.
No desenvolvimento da pesquisa, os estudantes aprenderem sobre a história dos profissionais, o período histórico em que viveram, as contribuições para ciência matemática e a elaboração de um texto explicativo sobre cada um dos teóricos.
Os trabalhos contaram com a orientação da professora da disciplina Fernanda Echer, em parceira com a professora de história, Milana Cristina Lazzaris, e do professor de língua portuguesa, Ruan de Souza Mariano, que auxiliou os grupos na produção dos textos.
“A matemática é uma disciplina de extrema importância, mas muitas vezes, considerada difícil para muitos. Atividades como esta, possibilitam a imersão dos estudantes na disciplina, ajudando-os a compreender o conteúdo de forma simples e dinâmica”, explica o secretário de Educação Maurício Fernandes Pereira.
Exposição
A unidade educativa inaugurou a galeria de matemáticos, uma linha do tempo, não linear, contando a história e a evolução dos conceitos matemáticos ao longo do tempo. Durante o evento, a professora Fernanda apresentou os trabalhos aos estudantes do 4º ao 9º ano da escola. A iniciativa contou também com a entrega das menções honrosas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP. Foram oito estudantes premiados, sendo uma medalha de ouro.
A galeria ficará exposta na sala de matemática do estabelecimento de ensino durante todo o ano letivo.
“A questão histórica despertou o interesse dos educandos de todas as turmas. Após este trabalho, eles sempre fazem uma ligação histórica entre os novos conteúdos e o matemático que estudaram”, explica a professora Fernanda.