Secretaria Municipal de Educação

03/09/2019 - Educação
Estudantes aprendem valores para exercer a cidadania
Atividades propostas durante o ano letivo buscam estimular ações conscientes

foto/divulgação: arquivo sme

Foram trabalhados os resgates de valores para a vida na base da sociedade, a escola

"Por vezes, sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota no oceano. Mas, o mar seria menor se lhe faltasse uma gota". Essa famosa citação de Madre Tereza de Calcutá foi o ponta pé inicial para que a professora de educação física Carine Brasil, da Escola Básica Municipal Albertina Madalena Dias, criasse o projeto interdisciplinar “Uma Gota no Oceano”.

 

“Essa frase significa pra mim que, se cada indivíduo fizer sua parte no mundo com ações valorosas, corretas e benéficas, contribuirá no todo e na construção de um mundo melhor”, explica Carine.

 

Através do envolvimento dos professores de diferentes disciplinas, foram trabalhados os resgates de valores para a vida na base da sociedade, a escola.

 

Estudantes do 6º ao 9º ano aprendem cooperação, sinceridade, perdão, honestidade com filmes como “A corrente do bem”, “O Poder além da vida”, “O vendedor de sonhos”, “O menino que descobriu vento”, dentre outros. Os filmes geram relatos, discussões e debates nas aulas de artes e linguagens.

 

Também são realizadas nas aulas de história e geografia, trilhas ecológicas para Ratones, Costão do Santinho e Parque do Rio vermelho.

 

O grupo participa de outras atividades como meditações de cinco a dez minutos antes das aulas, dinâmicas que trazem valores de amizade, cooperação e amor, por exemplo.  A criação de um Grêmio estudantil será última fase do projeto.

 

O objetivo da iniciativa é proporcionar à turma condições que os conscientizem da importância de refletir sobre suas ações na escola e suas atuações no contexto social, formando valores éticos e morais para o exercício da cidadania.

 

“O trabalho visa enfatizar a importância de bons exemplos na sociedade, pois a transmissão de valores humanos consiste na base de um futuro mais pacifico e sustentável”, salienta Carine. “Alguns valores podem ser considerados como principal ferramenta para a formação de um ser que exerce e pratica sua cidadania”, complementa.

 

“Uma Gota no Oceano” continuará ocorrendo durante todo o ano letivo.

 


galeria de imagens