Secretaria Municipal de Educação

02/10/2019 - Educação
Escola municipal utiliza a Yoga para evitar quadros de ansiedade
A atividade é desenvolvida com estudantes do ensino fundamental durante as aulas de educação física

foto/divulgação: arquivo sme

O Yoga proporciona aos seus praticantes um estado de relaxamento, calma psíquica, recolhimento interior, lucidez mental e percepção interna

A professora Flávia Andreazza vem aplicando a filosofia do Yoga nas aulas de Educação Física com os estudantes da Escola Básica Municipal de Florianópolis Maria Tomázia Coelho, a fim de desenvolver os eixos de concentração, equilíbrio, meditação, respiração, superação e união.

 

 “Em um mundo onde cada vez mais cedo é imposto rendimento, resultados e por muitas vezes as crianças e adolescentes não tem o tempo deles respeitado, começamos a verificar quadros de ansiedade e frustrações em uma fase que deveria ser de descobertas e autoconhecimento”, explica Flávia.

 

Foi através destas observações, aliadas ao projeto de cultura da paz da Escola Maria Tomázia Coelho que surgiu a proposta de ampliar o repertório dos estudantes com um elemento que propicie a paz, a união, e a harmonia interna e externa para todos, o nosso ser em desenvolvimento para ser um cidadão em um mundo melhor.

 

O Yoga proporciona aos seus praticantes um estado de relaxamento, calma psíquica, recolhimento interior, lucidez mental e percepção interna; ao mesmo tempo em que contribui para o aumento da flexibilidade e o vigor do organismo físico.

 

A iniciativa fez tanto sucesso com os estudantes, que a unidade educativa conseguiu uma professora voluntária para ministrar para as turmas no turno inverso e já tem lista de espera para a prática.

 

As aulas ocorrem nas terças, quartas e quintas-feiras, nos períodos matutino e vespertino. Há um momento de explicação, prática e meditação dentro do horário normal de aula.

 

Em 2018, as crianças do Núcleo de Educação Infantil Municipal Maria Elena da Silva, em Ingleses, praticaram a arte do Yoga.

 

Segundo o secretário de Educação Maurício Fernandes Pereira, essa prática milenar permite aos praticantes, um conjunto de conhecimentos que busca harmonizar o corpo, a mente e o espírito, trazendo assim, mais calma para os estudantes, evitando quadros de ansiedade.  


galeria de imagens