Secretaria Municipal de Educação

07/10/2019 - Educação
Com mais de mil m², crechão é inaugurado pela Prefeitura da Capital
A unidade "Anirson Antônio das Chagas", no Rio Tavares, tem capacidade para atender até 230 crianças

foto/divulgação: Leonardo Sousa

A unidade de ensino é a terceira entregue na atual gestão.

O Sul da Ilha recebeu um novo Núcleo de Educação Infantil da Prefeitura de Florianópolis. O Neim Anirson Antônio das Cahagas, localizado no bairro Rio Tavares, foi inaugurado nesta segunda-feira, 7 de outubro, e já está em funcionamento.

 

Até 230 crianças poderão ser atendidas integralmente na unidade, que tem um terreno com 3.164,15 m², sendo 1.625,63 m² de área construída. O valor total da obra foi de R$ 4.975.000

 

A unidade de ensino é a terceira entregue na atual gestão. Segundo o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, a política do município, no que se refere à educação infantil, não tem sido apenas de qualificação no atendimento, mas uma cruzada pela redução da fila de espera.

 

“No início da gestão, eram praticamente quatro mil crianças aguardando uma vaga em creche. Hoje, em torno de mil e trezentas crianças. Além disso, as novas unidades possibilitam atendimento em tempo integral. A inauguração da creche no Rio Tavares é mais um compromisso da gestão, no sentido de zerar a fila, bem como, ampliar atendimento em tempo integral”, explica.

 

Estrutura qualificada para boas práticas pedagógicas

 

A edificação contém dois andares. No térreo, fica o setor administrativo, além de sala de atendimento, área de recreação e pátio coberto e refeitório, banheiros, cozinha, lavanderia e despensa e depósitos. No andar superior, salas de atendimento, banheiros, sala de amamentação e área de recreação refeitório foram construídos, além de dois pátios descobertos. Na estrutura, ainda foi inserido um elevador monta carga, a fim de levar as refeições do térreo para o 1º pavimento.

 

A construção foi projetada com sinalização e acessibilidade em braile, plataforma elevatória, bebedouro apropriado para pessoas com necessidades especiais e demais adaptações de acordo com a Norma de Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos - NBR 9050.

 

O secretário de Educação da Capital, Maurício Fernandes Pereira, salienta que “quando a Prefeitura inaugura uma nova unidade, como a Anirson,não entrega apenas um espaço físico, mas uma proposta pedagógica de qualidade de atendimento da educação infantil. As crianças estão tendo oportunidade de aprender brincando, o que vai oportunizar às famílias que seus filhos tenham, cada vez mais, eficiência no discernimento desenvolvimento escolar e nas boas práticas pedagógicas”.

 

Para o secretário adjunto, Luciano Formighieri, “no início da gestão, essa era mais uma obra abandonada e paralisada, cheia de erros de projetos. Nós tivemos que qualificar com um olhar dos ensinos. Então, no primeiro momento, além de destravar a obra, nós tivemos que conversar com a diretoria de educação infantil, para saber quais seriam as qualificações necessárias do espaço, para que nós pudéssemos entregar uma unidade educativa ainda melhor”.

 

Luciano afirma ainda que “o resultado é um prédio maravilhoso com toda infraestrutura necessária”.

 

Quem foi Anirson?

 

Anirson Antônio das Chagas dedicou sua vida à educação. Cursou Geografia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e foi professor da rede estadual, nas escolas Getúlio Vargas e na Escola de Ensino Médio João Gonçalves Pinheiro, onde trabalhou de 1990 até 2002. Lá, ele exerceu as funções de professor e diretor. Também foi professor na rede privada, na Escola Elisa Andreoli.

 

O professor morou durante a vida inteira no bairro Rio Tavares. Faleceu em 28 de fevereiro de 2004, aos 44 anos. Rita de Cássia de Paula das Chagas, viúva de Anirson, comenta com alegria que o Neim recebeu o nome do marido: “fiquei muito feliz com a homenagem, ele merece. Era um homem incrível”.


galeria de imagens