Secretaria Municipal de Educação

10/10/2019 - Educação
Prefeitura de Florianópolis oficializa criação da Escola do Futuro
Prontas para o próximo ano letivo, duas unidades educativas com proposta de trabalhar múltiplas linguagens funcionarão em período integral

foto/divulgação: Allan Carvalho

Segundo o prefeito, a Escola do Futuro servirá de exemplo para a educação em todo o Brasil

 

O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro,  e o secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, assinaram nesta quinta-feira um decreto que institui a “Escola do Futuro” na rede municipal de ensino. Duas escolas neste modelo estão sendo construídas, uma na Tapera,  Sul da Ilha, e outra, em Ratones, Norte da Ilha. As unidades estarão em funcionamento para o ano letivo de 2020.
 
 
Com educação em tempo integral e ampliação de jornada escolar, os estudantes serão atendidos das 8h às 17h. Durante esse período,  terão acesso ao ensino de múltiplas linguagens, como Português, Inglês, Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Letramento Digital. Este último item refere-se a modos de ler, escrever e interpretar informações, códigos e sinais verbais e não verbais com o uso de dispositivos digitais.
 
 
Além da proposta curricular da rede municipal de ensino, os estudantes terão aulas e projetos voltados para áreas específicas, como Clube de Esportes, Clube do Empreendedor, Clube de Ciências e Robótica, entre outros.
Segundo o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, a Escola do Futuro servirá de exemplo para a educação em todo o Brasil. “Nossos estudantes, quando concluírem o ensino, estarão extremamente bem preparados, rumo ao ensino médio”, disse. 
 
 
O Secretário de Educação da capital, Maurício Fernandes, explica que a metodologia está voltada a um modelo de ensino integrado, em que a criatividade e a pesquisa são os principais estímulos. “O estudante será incentivado a conquistar autonomia”, acrescentou. 
 
 
Tapera
 
A Escola Básica Municipal Tapera terá capacidade para atender cerca de 520 estudantes, sendo 420 do 1° ao 9° ano do ensino fundamental e 100 na modalidade Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA), no período noturno. 
Com 12 salas de aula, a unidade contará com 5 turmas dos anos iniciais em tempo integral e 8 turmas dos anos finais em tempo parcial, com atendimento no contraturno por meio de oficinas e projetos.
 
A construção, com 5.455,20 m², terá espaço maker, sala de artes, sala de música, sala de tecnologias, sala multimeios, laboratórios e biblioteca, além de um ginásio de esportes. A escola contará ainda com 2 quadras esportivas e refeitório com capacidade para 126 estudantes. O investimento total será de R$ 11 milhões e 785 mil.
 
 
Ratones
 
No bairro Ratones, está em obra um estabelecimento de ensino  que também seguirá o modelo de Escola do Futuro. O prédio tem um investimento de R$ 12 milhões. 
 
Serão 5.627,56m² de área construída, com 13 salas de aula, auditório, laboratórios, biblioteca, sala de expressão corporal, ginásio de esportes e quadra descoberta. Tudo para uma educação em período integral.


galeria de imagens