Secretaria Municipal de Educação

04/02/2020 - Educação
Público do COEB 2020 participa de simulado de emergência
O exercício foi realizado em parceria com o 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar

foto/divulgação: Caio Graça

O COEB 2020 está acontecendo no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina.

 

Durante o Congresso de Educação Básica (Coeb) da Prefeitura de Florianópolis, na Universidade Federal de Santa Catarina, foi realizado um exercício chamado de Plano de Abandono Predial. 
Organizada pela Secretaria Municipal de Educação e 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, a atividade simulou um possível sinistro, um princípio de incêndio que possa vir a ocorrer em um ambiente coletivo.
  
De acordo com o Secretário de Educação, Mauricio Fernandes Pereira, o simulado teve como objetivo preparar os profissionais das escolas e creches para saberem como agir em situações de emergência, bem como, desenvolver na comunidade escolar uma cultura prevencionista, evitando possíveis acidentes e comportamentos de risco.
  
As pessoas presentes no Coeb    foram orientadas pelo Tenente Coronel Diogo Bahia Losso, comandante dos Bombeiros Militares da Capital. O alarme de emergências do auditório Garapuvu foi tocado e aproximadamente 1.300 pessoas  saíram do local de forma controlada, organizada e segura.  
Durante esse processo de evacuação do prédio também foi realizada a ligação para os profissionais de emergência, em especial aos Bombeiros, que já estavam previamente comunicados. Ao final do exercício todos envolvidos fizeram uma avaliação coletiva. 
 
De acordo com o Comandante Losso do 1º Batalhão de Bombeiros Militar, essa é mais uma das diversas ações educativas que ocorrem na Capital. Lembrando que, além de apagar incêndios, os bombeiros também desenvolvem vários projetos sociais e educativos, com o objetivo de tentar melhorar a qualidade de vida das comunidades.
  
Destaca-se que essa ação é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação,  Corpo de Bombeiros Militar, Universidade Federal de Santa Catarina (Ufasc) e outros apoiadores.