Secretaria Municipal de Educação

04/02/2020 - Educação
Painéis do COEB: o direito às diferenças de cada sujeito
Programa e unidade educativa são destaques da Prefeitura de Florianópolis

foto/divulgação: Matheus Trindade

Melize Neves Daniel

E as atrações da 9º edição do Congresso de Educação Básica não param. Ainda durante a tarde, houve apresentações de dois painéis. O COEB é promovido pela Prefeitura de Florianópolis, por intermédio da Secretaria de Educação. 

 

Nas salas Goiabeira + Laranjeira dois temas foram abordados: Escola da Futuro e Bairro Educador.

 

No primeiro painel a diretora da Escola Básica Municipal da Tapera, Melize Neves de Melo Daniel, relatou sobre o tema “Escola do Futuro – Inovações da Prática Docente”.

 

O trabalho desenvolvido foca na metodologia de ensino diferenciada da nova unidade educativa. Apresentando o projeto educacional inovador na perspectiva de um ensino híbrido e aprendizagem baseada em projetos, com ensino em tempo integral, desenvolvimento das potencialidades criativas, investigativas e criativas promovendo a reflexão e a resolutividades para aspectos curriculares e extracurriculares.

 

As Escolas do Futuro, situadas nos bairros Tapera e Ratones, oferecerão em tempo integral um ensino de múltiplas linguagens, como Português, Inglês, Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Letramento Digital. Este último item refere-se a modos de ler, escrever e interpretar informações, códigos e sinais verbais e não verbais com o uso de dispositivos digitais.

 

Segundo Melize, a unidade educativa se organiza na intencionalidade de ofertar condições para realizar um trabalho fundamentado num projeto emancipatório e inovador, através de metodologias ativas de aprendizagem, cultura maker, onde seja possível desenvolver o pensamento crítico e autônomo como possibilidade do exercício da cidadania e da democracia no espaço público, vinculada às políticas educacionais que darão amparo a este projeto.

 

Já no segundo painel, o assunto foi “Bairro educador, o início de uma jornada: construção colaborativa para uma cidade educadora”. Quem trouxe a temática foi a assessora pedagógica do programa, Rúbia Eneida Holtz, com a participação da professora da rede municipal de ensino Marina Mariah Scariot, que atuou também como articuladora de bairro no Monte Cristo.

 

O Bairro Educador é um programa da Prefeitura de Florianópolis. O objetivo é contribuir para a formação integral das crianças, adolescentes e jovens com oficinais de temas diversos escolhidas pelas comunidades onde o programa está inserido.

 

O trabalho desenvolvido é fruto da experiência dentro do Bairro Educador durante o ano de 2019. Nele são apresentados os eixos que nortearam toda a criação, bem como elementos presentes na implementação do Bairro Educador e a descrição de todo o funcionamento para um melhor entendimento de forma global. O intuito principal do trabalho é apresentar relatos de experiências de oficinas e ações que ocorreram nos primeiros 6 meses. 

 

As vivências apresentadas aconteceram no bairro Monte Cristo onde o programa atua com uma sede própria e atende as comunidades do entorno.

 

O Congresso de Educação Básica (COEB) está acontecendo no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina. Em sua nona edição, tem como tema “Educação Pública: sujeitos, direitos e práticas”. O COEB encerra-se nesta quarta-feira.


galeria de imagens