Secretaria Municipal de Educação

04/02/2020 - Educação
COEB: trabalhos feitos na EJA são temas de relatos de experiência
Durante as práticas foram abordados a criação do polo de catadores de materiais recicláveis e saídas de estudo para locais históricos

foto/divulgação: Matheus Trindade

relatos experiência

Chega ao fim o 1º dia do Congresso de Educação Básica da Prefeitura de Florianópolis. Para finalizar, quatro profissionais da rede municipal de ensino da Capital apresentaram relatos de experiência.

 

A primeira prática foi apresentada pela doutoranda Gabriela Albanás Couto e pela professora da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) Vivian de Camargo Coronato.

 

Durante o relato “Reciclando Sonhos: catadores(as) de materiais recicláveis como sujeitos da EJA”, as profissionais socializaram sobre os aprendizados da turma de Educação de Jovens e Adultos da Associação de Coletores de Materiais Recicláveis, a ACMR Florianópolis.

 

Em dois semestres, os coletores frequentaram as aulas, em três noites por semana, em uma sala de aula organizada por eles dentro do local de trabalho. Ao final do processo, 11 catadores e mais quatro moradoras da comunidade do entorno receberam a certificação de conclusão do ensino fundamental.

 

As profissionais explicaram que além das aulas regulares da modalidade de ensino, a turma pôde frequentar a Universidade Federal de Santa Catarina para a realização de um curso de extensão em parceria com o Laboratório de Cinema da Ufsc, o que enriqueceu ainda mais a experiência e ajudou a ampliar os horizontes no sentido de querer dar prosseguimento aos estudos.

 

Gabriela atualmente trabalha na EJA, mas passou no concurso da Prefeitura da Capital para ser orientadora. Já Vivian foi coordenadora do Núcleo Centro II da Educação de Jovens, Adultos e Idosos e responsável pela turma dos coletores. Atualmente desempenha a função de professora.

 

A segunda prática, também voltada para a modalidade de ensino, foi apresentada por Ana Carolina Rodrigues Herreira e Elton Francisco. “Olhares da EJA: História, Geografia e encantos da Ilha” relata a saída de estudos que estudantes da EJA realizaram para a trilha entre a praia do Santinho e a Lagoa das Lavadeiras.

 

O objetivo dos professores foi ampliar os saberes prévios dos estudantes jovens e adultos em relação à Ilha de Santa Catarina mediante o estudo de aspectos da geografia, história e cultura local, tendo como ponto de partida o olhar dos estudantes.

 

Segundo os profissionais, dentre os objetivos específicos da atividade constou ampliação da noção sócio/espaço/ temporal dos estudantes, o reconhecimento do sujeito histórico na aproximação com os registros através das inscrições rupestres dos antepassados moradores da ilha, da geografia do lugar - com sua vegetação, dunas e a própria Lagoa das Lavadeiras - espaço de reencontro com a história da população local e sua identidade cultural.

 

Ana Carolina é formada em Letras/Espanhol com pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos. Especialista em Educação para a diversidade com ênfase em Educação de Jovens e Adultos pelo Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc). E atua como professora na modalidade de ensino da Capital.

 

Elton é bacharel e licenciado em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Mestre em História do Tempo Presente pela mesma universidade e doutor em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc).

 

Atualmente é professor efetivo na rede municipal de ensino de São José, onde também é responsável pela formação continuada dos docentes de história, e na rede estadual de educação de Santa Catarina, atuando como educador nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio.

 

O Congresso de Educação Básica (COEB) está acontecendo no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina. Em sua nona edição, tem como tema “Educação Pública: sujeitos, direitos e práticas”. O COEB encerra-se nesta quarta-feira.


galeria de imagens