Secretaria Municipal de Educação

15/04/2020 - Educação
Crianças cegas recebem em casa kit de jogos e recursos para quarentena
Prefeitura de Florianópolis entrega materiais para pequenos da educação infantil

foto/divulgação: Arquivo SME

Beatriz Vitória de Cássio Cardoso com a boneca que faz parte do kit de jogos que ela recebeu

A Prefeitura de Florianópolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (SME), distribuiu kits com jogos para crianças cegas da educação infantil da rede municipal de ensino. A ideia partiu do Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP) e demais assessoras da Educação Especial da SME levando em conta a quarentena.  

 

 

Conforme o titular da Educação, Maurício Fernandes Pereira, a Secretaria preocupou-se com os mais pequenos, pois as crianças cegas, principalmente, precisam do concreto para construir e elaborar conceitos, objetivando o desenvolvimento de suas habilidades, agregando, assim, novas aprendizagens. 

 

 

Na educação infantil, há três crianças cegas, relata a coordenadora de Educação Especial. Ana Pala Felipe esclarece que os kits possuem materiais como: dominó de textura, jogo da velha, quebra–cabeças, caixa surpresa,  Alfabeto Braille, Números e quantidades em Braille, Números e Sinais em Braille, Criando palavras em Braille, Brinquedos de madeira para construir e desconstruir, Brincando de alinhavar e jogo da velha. Além disso, há livros de literatura infantil em braille, transcritos e adaptados pelo CAP. 

 

 

O primeiro Kit entregue foi para o Theo Pereira Martins Kuhnen, matriculado no Núcleo de Educação Infantil Municipal (Neim) Almirante Lucas. Seu tio Lucas foi quem recepcionou em casa a equipe do CAP,  que  explicou como cada brinquedo poderia ser explorado. A família ficou contente por ganhar, por exemplo, histórias em braille adaptadas, com as respectivas obras  em tinta para que todos possam ler junto com o Theo. 

 

 

O segundo Kit foi para o Pedro Hutt Santana, matriculado no Neim Ingleses II. A mãe Juliana disse que o filho, após contato do Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual comunicando que iria até a casa deles, ficou muito ansioso pela visita. É um garoto alegre e comunicativo.

 

 

Pedro tinha algo para mostrar para a equipe. Fez questão que as profissionais da Prefeitura vissem algo que ele elaborou, uma garrafa, com pedrinhas, que  produzia “música”, pois emitia sons. 

 

 

A mãe Juliana ficou ciente das múltiplas formas de utilização do material. A equipe  deixou claro que Pedro, interagindo com todos ou sozinho, também tinha total liberdade de dar asas à sua imaginação e brincar à vontade com o kit.

 

 

O terceiro Kit foi entregue para Beatriz Vitória de Cássio Cardoso, matriculada no Neim Otilia Cruz, na Coloninha, região continental. Beatriz queria mexer em tudo. Adorou a boneca do livro “Menina bonita do laço de fita”.  

 

 

Aba de inclusão

 

No Portal Educacional da Secretaria de Educação há uma aba chamada “Inclusão Já”, criada pelos assessores da  Educação Especial. Lá existem uma série de jogos, atividades, audiolivros e filmes com audiodescrição.


galeria de imagens