Secretaria Municipal de Educação

23/04/2020 - Educação
Escolas municipais entregam para famílias de estudantes material impresso
Prefeitura de Florianópolis contempla quem não tem acesso à internet

foto/divulgação: Arquivo SME

Entrega de material didático na EBM Maria Tomázia Coelho

Diante da situação de pandemia do coronavírus, a Escola Básica Municipal Maria Tomázia Coelho, no Santinho, é uma das unidades educativas da Prefeitura de Florianópolis que está fazendo a entrega de material pedagógico impresso para as famílias que não têm acesso à internet.

 

 

 

Nesta quinta-feira, os responsáveis de 148 crianças estiveram no estabelecimento de ensino para retirar tarefas para uma semana. Conforme a diretora Mariana Vieira da Costa, a partir de agora  a intenção é fazer a entrega de material a cada 15 dias com atividades para duas semanas.

 

 

 

Está sendo analisado pela escola também formar dois pontos de entrega de material didático nos Ingleses, bairro onde moram estudantes da Maria Tomázia. A estratégia é tentar criar pontos de apoio no Núcleo de Educação Infantil Gentil Mathias e no Núcleo de Educação Infantil Ingleses II.

 

 

 

Com 700 matriculados, a Maria Tomázia, assim como as outras escolas municipais, abastece o Portal Educacional da Secretaria de Educação da Capital para o acesso daqueles com internet.  Há também três whatsapps à disposição: um da secretaria da escola, um para os anos iniciais (1º ao 5º) e outro para os anos finais (6º ao 9º ano). O facebook é a rede social mais usada para contato com os estudantes. Há alguns que preferem falar com a escola por e-mail.

 

 

 

 

A Escola Básica Municipal José Jacinto Cardoso, na Serrinha, também faz a entrega de material pedagógico impresso para famílias. A diretora  Andreza de Espíndola comunica que o estabelecimento de ensino recebe os responsáveis pelos estudantes na segunda-feira à tarde e na terça-feira pela manhã.

 

 

 

A escola possui 234 matriculados, dos quais a família de 90 estão vindo até a sede da unidade.

 

 

 

A José Jacinto Cardoso igualmente faz uso do facebook, whatsapp e e-mail para se integrar com estudantes.

 

 

 

Desde 19 de março, os estudantes da rede municipal de ensino que possuem internet  estão com atividades pelo Portal Educacional  da Secretaria de Educação da Capital:  http://www.pmf.sc.gov.br/portaleducacional.

 

 

 

O local hospeda sugestões de temas, atividades pedagógicas e jogos educativos voltados ao ensino e à aprendizagem dos componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Artes, Geografia, História, Língua Estrangeira, Educação Física e  Alfabetização, Letramento (anos iniciais), Educação Infantil e Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA).

 

 

 

O secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, ressalta que fez videoconferências com os diretores e diretoras de todas as unidades educativas para harmonizar todo o processo neste período de Covid-19.

 

 

 

Lembra que regularmente a Diretoria de Educação Fundamental e a Diretoria de Educação Infantil da SME realizam reuniões virtuais com dirigentes de escolas e núcleos de educação infantil.

 

 

 

O Departamento de Tecnologias Educacionais da Secretaria de Educação está à disposição para auxiliar as unidades educativas.


galeria de imagens