Secretaria Municipal de Educação

04/02/2021 - Educação
Último dia do COEB 2021 aborda a eficiência da união da equipe escolar
Profissionais da rede municipal de ensino apresentam temas diversos durante os relatos de experiência

foto/divulgação: Arquivo SME

A prática foi mediada pelas professoras Andréa do Prado Felippe e Marlise Oestreich

Hoje, quinta-feira (4), é o terceiro e último dia do Congresso de Educação Básica (COEB) da Prefeitura de Florianópolis, que está acontecendo de maneira gratuita e online, através do canal no Youtube do Portal Educacional: https://www.youtube.com/channel/UCgGdhjUeLxFFoanEvDwAQLw

 

 

 

No período da manhã, das 9h30 ao meio-dia, profissionais da rede municipal de ensino apresentaram seus relatos de experiência. Quatro unidades participaram, dois Núcleos de Educação Infantil (Neim) e duas Escolas Básicas (EBM). A prática foi mediada pelas professoras Andréa do Prado Felippe e Marlise Oestreich.

 

 

 

A primeira unidade a se apresentar foi o Neim Campeche, com a presença da diretora Edimara Castilho Cancian e da supervisora escolar, Cláudia Cristina Carvalho, falando sobre as práticas pedagógicas com relação à natureza e construções de pertencimento. As profissionais explicaram a importância do contato das crianças com o espaço natural. Para Edimara, o retorno dos estudantes sempre foi positivo, “Desde antes da pandemia, eles brincavam na rua, tinham contato com a água, árvores, animais e aprendiam a respeitar e proteger os seres da natureza. Os pais também participavam das brincadeiras e isso facilitava o aprendizado”.

 

 

 

“Que trabalho lindo! Esse contato com a natureza é essencial e com o apoio das famílias fica tudo perfeito. Parabéns a todos os profissionais envolvidos”, comenta o internauta Michel Anibal Pires.

 

 

 

TRABALHO COLETIVO DIMINUI AS DIFICULDADES

 

 

Logo em seguida, a diretora Luciana Schutz Cipriano Nunes, a professora Cecília da Silva e a supervisora Luciana Emerenciano Carvalho, do Neim Barreira do Janga, falaram sobre as ações comunicativas na relação com a comunidade, as linguagens visuais e docência compartilhada. Elas apresentaram os trabalhos coletivos e colaborativos que todos os profissionais da unidade minimizaram as dificuldades que apareciam ao longo do ano letivo. “Reuniões eram feitas a distância por aplicativos da internet, criamos um e-mail institucional e também faziamos lives pelo Instagram do Neim”, explica a professora Cecília.

 

 

 

Uma participante do evento, Anésia Furtado, concordou com a importância das reuniões coletivas, “Quando o trabalho se apresenta ligado por um fio condutor representado por muitas mãos que compõem o espaço educativo, o processo se mostra vivo e alcança o protagonismo de todos”.

 

 

 

MATEMÁTICA EM QUADRINHOS

 

 

A professora Eliete Ananias dos Santos, da EBM Osvaldo Machado, encantou o público contando como funciona o método da matemática em quadrinhos. Ela teve a ideia de reescrever as falas das tirinhas para conseguir abordar o conteúdo da disciplina no diálogo entre os personagens com muita ludicidade. Os pais enviavam e-mail para a professora agradecendo e relatando a apreciação dos filhos pelas atividades. Os estudantes mandavam sugestões de personagens e Eliete adaptava o conteúdo. “Essa participação dos alunos ajudou na continuação do trabalho”, relata a educadora.

 

 

 

A internauta Cristina Corrêa aprovou o estilo de atividade feito por Eliete, “Prof Eliete, que maravilhosa de atividade. Isso é uma adequação perfeita, pois a forma apresentada do conteúdo matemático possibilitou a interação e interesse dos alunos. Bela transcendência!”.

 

 

 

EXPRESSANDO EMOÇÕES ATRAVÉS DO RÁDIO

 

 

Quem representou a unidade EBM Mâncio Costa foram as professoras Kátia Cristina dos Santos e Manoela da Silva Marcelino de Almeida, falando sobre o Podcast da unidade. A escola criou nos alunos o desejo de participar da atividade expressando suas emoções e palavras através da rádio. De acordo com Kátia, “Os áudios e edições eram feitos, gravados e editados por celular ou computador. Todos aprenderam a trabalhar melhor a tecnologia e novas ferramentas virtuais”.

 

 

 

Maria Lucia Mayer dos Santos, que estava assistindo à palestra, aprova o uso da tecnologia no ensino, “Tecnologia a serviço da educação, isso é ótimo para a aprendizagem”.

 

 

 

A décima edição do COEB, organizado pela Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Florianópolis, tem como tema principal “Práticas pedagógicas em tempos de pandemia: vozes, saberes e fazeres”. Além disso, no período da tarde, acontecerão mais quatro relatos de experiência e também o encerramento do Congresso. As palestras que já foram realizadas podem ser vistas novamente pelo Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCgGdhjUeLxFFoanEvDwAQLw


galeria de imagens