Secretaria Municipal de Educação

10/02/2021 - Educação
Acolhimento, saúde emocional, protocolos sanitários: temas de palestras da Prefeitura da Capital para professores e familiares
Evento ocorrerá de 16 a 19 pelo Portal Educacional da Secretaria de Educação

foto/divulgação: Arquivo SME

Palestras da Prefeitura da Capital para professores e familiares

De 16 a 19 deste mês, a Secretaria de Educação de Florianópolis estará realizando uma série de palestras para o início do ano letivo.  O foco é na importância do acolhimento, na saúde emocional, nos protocolos sanitários e nas normativas educacionais. Tendo como público profissionais da educação, estudantes e familiares, as palestrantes ocorrerão via youtube do Portal Educacional da Prefeitura da Capital: https://www.youtube.com/channel/UCgGdhjUeLxFFoanEvDwAQLw

 

 

Segundo o secretário de Educação, ao longo do ano letivo as ações da pasta serão organizadas para que prevaleça a responsabilidade, o cuidado e o respeito à comunidade escolar. “Neste contexto, formações como estas farão toda a diferença no retorno das atividades presenciais”, acrescenta o professor Maurício Fernandes Pereira.

 

 

No dia 16, terça-feira, às 9 horas da manhã, será abordada “A infância em tempos de pandemia: reflexões e desafios”. O assunto estará sob a responsabilidade de Patrícia Lueders, secretária de Educação de Blumenau e presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime Santa Catarina), e Angela Hoemke, diretora de Ensino da Secretaria de Educação de Blumenau.

 

No período da tarde, às 14 horas, Plauto Mendes, Consultor da Undime SC, discorrerá a respeito de “Normativas educacionais para o ano letivo de 2021”.

 

Na quarta-feira, dia 17, “Saúde emocional: as especificidades e o acolhimento” será o tema do médico psiquiatra Marcelo Brandt Fialho, da Secretaria Municipal de Saúde. Ele falará sobre o assunto às 9 horas, 14 horas e 18 horas, respectivamente, para os públicos que tenham interesse em educação infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens, Adultos e Idosos, EJA.

 

 

No dia 18, quinta-feira, “Protocolos de saúde e seus contextos” estará em destaque por intermédio de Priscilla Valler dos Santos, diretora de Vigilância em Saúde do município de Florianópolis. Às 9 horas ela conversa com profissionais e familiares da educação infantil. Às 14 horas o público deverá ser constituído pelos interessados no ensino fundamental e na EJA.

 

 

No último dia de palestra, a psicóloga Camila Bueno, às 14h30, traz à tona o tema “A importância do acolhimento para o fortalecimento de vínculos”.

 

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

 

16/2/2021

 

9h às 10h30

A infância em tempos de pandemia: reflexões e desafios

Patrícia Lueders- secretária de Educação de Blumenau e presidente Undime SC

Angela Hoemke- diretora de Ensino da Secretaria de Educação de Blumenau.

 

 

14h às 15h30

Normativas educacionais para o ano letivo de 2021

Plauto Mendes- consultor da Undime SC

 

 

17/2/2021

 

9h às 10h30 - Educação infantil

14h às 15h30 - Ensino fundamental

18h às 19h30 - Educação de Jovens, Adultos e Idosos- EJA

Saúde emocional: as especificidades e o acolhimento

Marcelo Brandt Fialho- médico psiquiatra da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis

 

 

18/2/2021

 

9h às 10h30 - Educação infantil

14h às 15h30 - Ensino fundamental - Educação de Jovens, Adultos e Idosos- EJA

 

Protocolos de saúde e seus contextos

Priscilla Valler dos Santos- diretora de Vigilância em Saúde do município de Florianópolis

 

 

19/2/2021

 

14h30

Camila Bueno- psicóloga

A importância do acolhimento para o fortalecimento de vínculos


galeria de imagens