Secretaria Municipal de Educação

22/11/2021 - Educação
“O taekwondo do Bairro Educador me tirou do sedentarismo”
Depoimento de Gustavo Luiz Barros, que participa de uma das dez oficinas ofertadas pela Prefeitura no Morro do Mocotó

foto/divulgação: Arquivo SME

Gustavo sai todas às segundas, quartas e sextas-feiras pela manhã do Ribeirão da Ilha rumo ao Mocotó para participar da oficina de taekwondo

Quem vê Gustavo Luiz Barros, 26 anos, treinando pela manhã taekwondo no Centro Comunitário do Morro do Mocotó, nem imagina o quanto a modalidade mudou sua vida. “Eu era sedentário e descobri esta oficina do Programa Bairro Educador da Prefeitura de Florianópolis aqui no Mocotó com o professor Israel e agora minha vida é outra. Não sou mais sedentário e este esporte me possibilita de ter não somente um bem estar físico, mas também de conhecer novas pessoas”, conta.

 

 

Estudante de Educação Física na Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc) e bolsista técnico em meteorologia pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Gustavo sai todas às segundas, quartas e sextas-feiras pela manhã do Ribeirão da Ilha rumo ao Mocotó para participar da oficina de taekwondo.

 

 

“Antes, em outra oficina que eu participava, tinha que pegar dois ônibus. Agora não, gasto poucos minutos para chegar aqui”.

 

 

Gustavo lembra que assim que se matriculou na oficina, em agosto, sentiu logo a boa receptividade proporcionada por todos os colaboradores que trabalham no Centro Comunitário do Morro do Mocotó com o Programa.

 

 

“Por isso eu sempre digo que é muito difícil listar apenas o principal benefício que o taekwondo proporcionou em minha vida. Esta modalidade trouxe uma melhora significativa em minha saúde e o que é melhor: sendo praticada em uma comunidade fantástica, que me recebeu com muito carinho e respeito. Aqui me elevo física e espiritualmente”. E conclui: “Eu posso passar o dia inteiro falando sobre isso daqui e não me canso, pois eu gosto muito do que faço aqui dentro”.

 

 

Além de taekwondo, a Prefeitura, por intermédio da Secretaria de educação, oferece no Morro do Mocotó oficinas de defesa pessoal, grafite, teatro, karatê, dança zumba, dança, fotografia, futebol 7 e apoio pedagógico. Em todas as oficinas participam 225 estudantes.


galeria de imagens