Secretaria Municipal de Educação

04/02/2022 - Educação
CHEGOU AO FIM O XI CONGRESSO DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA PREFEITURA DE FLORIANÓPOLIS

foto/divulgação: Arquivo SME

Na conferência de encerramento foi abordada a temática “A escola com Futuro'.

Organizado pela Secretaria de Educação de Florianópolis, nesta quarta-feira (2), ocorreu o último dia do Congresso de Educação Básica (COEB) 2022.

 

 

 

A solenidade de encerramento, contou com a participação dos estudantes do 4° e 5° anos da EBM Costa de Dentro, realizando uma apresentação conduzida pela Professora de Dança Patrícia Daniele Lima de Oliveira.

 

 

 

As crianças do Neim do Futuro Doralice Maria Dias também tiveram seu momento apresentando as  propostas executadas e o dia a dia na unidade.

 

 

 

Dando fim a solenidade de encerramento, os professores Priscila e Rodrigo realizaram uma apresentação cultural, cantando e tocando a música Respiro Fundo, de Gabi Luthai e Mar Aberto.

 

 

 

CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO

 

 

 

A assessora do Bairro Educador, Gisele Toledo, ministrou algumas palavras de carinho sobre o congresso.

 

 

 

O secretário Municipal de Educação, Maurício Fernandes Pereira, foi quem apresentou o último palestrante, o doutor em educação e professor da Universidade do Minho (Portugal), José Augusto Pacheco.

 

 

 

Na conferência de encerramento foi abordada a temática “A escola com Futuro'.

 

 

 

José Augusto falou sobre a escola como realidade sociocultural baseada em uma lógica de futuros e a escola como prática de estudo orientada para a educação integral e desenvolvimento de atitudes problemáticas.

 

 

 

Ele apresentou estudos de diferentes países dos 4 continentes, que incluem medidas concretas de resposta a uma mudança rápida no modo do funcionamento escolar, principalmente no uso de recursos tecnológicos e na adoção de uma atitude de inovação pelos professores e famílias.

 

 

 

O educador falou sobre as tecnologias digitais, conectividade, a construção de parcerias e de uma agenda de colaboração internacional e como elas foram amplamente utilizadas e instituídas no seguimento da elaboração de planos de contingência  pelos quais os sistemas educativos não estavam preparados.

 

 

 

Ele também abordou o desafio pedagógico que foi para os professores seguirem abordagens proativas tornando a aprendizagem mais interessante, mantendo abordagens reativas com foco nas dificuldades dos alunos e seus possíveis desinteresses durante o ensino remoto.

 

 

 

O secretário Maurício Fernandes Pereira, finalizou o COEB dizendo: “Quero fazer o meu agradecimento a todos os nossos professores da rede municipal de ensino que participaram nesses dois dias do congresso”.

 

 

 

A XI edição do COEB teve como tema "Práticas Pedagógicas Inovadoras e Humanistas: possibilidades para uma Educação Integral”.


galeria de imagens