Secretaria Municipal de Educação

22/04/2022 - Educação
Estudantes da rede de ensino e da EJA da Capital vão receber kits de robótica
"Quem sabe, estaremos formando futuros programadores”, frisa o prefeito Topázio Neto

foto/divulgação: Arquivo: Marcos Albuquerque

"Quem sabe, estaremos formando futuros programadores”, frisa o prefeito Topázio Neto

A Prefeitura de Florianópolis adquiriu uma Solução de Robótica Educacional (Kits de Robótica) que beneficiará cerca de 21 mil estudantes matriculados no ensino fundamental (1º ao 9º ano) e na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA). 
 
A solução inclui a aquisição de materiais didáticos, fornecimento de equipamentos (kits de robótica com peças da Lego e Tablets), acesso à Plataforma Digital integrada para o desenvolvimento de atividades no ensino híbrido (aulas presenciais e remotas), prestação de serviços para a formação técnica e pedagógica dos professores e assessoria técnica periódica para as unidades educativas e núcleos da EJA.
 
Além do acompanhamento destes consultores, os professores contarão com a assessoria pedagógica do Departamento de Tecnologia Educacional (DTE) da Secretaria de Educação.
 
Os kits começaram a ser entregues na manhã desta sexta-feira (22) pelo  prefeito Topázio Neto e o secretário de Educação, Maurício Fernanades Pereira. A entrega ocorreu na Formação dos Professores de Tecnologia Educacional sobre a solução de robótica.
 
Segundo o prefeito, a robótica estimulará os estudantes a desenvolverem estratégias para a solução de possíveis desafios que envolverão os projetos de criação de determinado objeto ou jogo. "Com o acesso à linguagem de programação, quem sabe estaremos formando futuros programadores”, frisa Topázio Neto.
Para o Secretário Municipal de Educação, Maurício Fernandes Pereira, ao realizarem os projetos de  robótica educacional,  os estudantes estarão sendo estimulados ao trabalho em equipe e à capacidade de resolução de problemas, por meio dos desafios que serão apresentados pelos professores.
Maurício Fernandes Pereira lembra que os professores de tecnologia já realizam atividades de programação em algumas unidades. "Agora com a aquisição dos kits vamos implementar a linguagem de programação em  todas as escolas da rede", complementa.


galeria de imagens