Secretaria Municipal de Educação

22/04/2022 - Educação
Educação da Capital abre curso gratuito de Libras para população
Início de inscrições ocorre neste dia 24 de abril, data nacional da Língua Brasileira de Sinais

foto/divulgação: Arquivo SME

No Dia Nacional da Libras, a Prefeitura de Florianópolis, por intermédio da Secretaria de Educação, abre inscrições para um curso gratuito de Língua Brasileira de Sinais para a população.

 

No Dia Nacional da Libras, a Prefeitura de Florianópolis, por intermédio da Secretaria de Educação,  abre inscrições para  um curso gratuito de Língua Brasileira de Sinais para a população. A data é comemorada em 24 de abril porque nesse dia e mês, no ano de 2002, a Lei 10.436 reconheceu a língua brasileira de sinais como meio legal de comunicação e expressão.
 
As inscrições para o curso básico vão até primeiro de maio e podem ser feitas pelo Portal de Formação Continuada da Secretaria de Educação. http://www.sge8105.com.br/sigepe/frontend/wwpbaseobjects.seclogin.aspx.
Os telefones (48) 3212-0937 e 3212-0930 estão à disposição para quaisquer esclarecimentos. 
  
As aulas serão realizadas no  Centro de Educação Continuada da Prefeitura, localizado na Rua Ferreira Lima, número 82 , Centro da Capital. Começam no dia   2 de maio e vão até 30 de novembro. 
 
Haverá duas turmas, uma na segunda-feira, e outra,  na  quarta-feira, no horário das 18h30 às 20 horas.  Quem cumprir 90 horas, terá direito a certificado. 
 
Para as 60 vagas, podem se inscrever pessoas a partir de 15 anos. O ministrante será o professor  Daniel Carvalho ,  graduado em Letras -Libras  com pós em Ensino e Cultura Surda.
 
De acordo com Ana Paula Felipe, gerente de Educação Especial da Secretaria de Educação, os  matriculados vão aprender sobre a história de educação dos surdos, alfabeto,  saudações, números, pronomes pessoais, possessivos e interrogativos  em Libras. Também terão, entre outros conteúdos , aulas de como  dizer nomes de  animais, frutas, familiares (grau de parentesco),  profissões e transportes. 
 
 "Nosso propósito é universalizar a língua que  se baseia em  gestos, expressões faciais e corporais", frisa Ana Paula. 
A sociedade é diversa e é  necessário conhecimento para que mais pessoas se sintam incluídas, observa o secretário de Educação.   "No caso das pessoas surdas", discorre Maurício Ferandes Pereira,  "esse conhecimento é no âmbito linguístico comunicacional. Eles estão em todos os lugares da sociedade e precisamos falar com eles na língua deles".
 
Em 18 unidades educativas  da rede municipal há o ensino da Língua Brasileira de Sinais. Há por exemplo, aulas nas escolas Tapera, Mâncio Costa (Ratones) , Intendente Aricomedes da Silva (Cachoeira do Bom Jesus)  e Osmar Cunha (Canasvieiras). Todos os  pequenos do Núcleo de Educação Infantil  Doralice Maria Dias (Vargem do Bom Jesus) também têm acesso à Libras.