Secretaria Municipal de Educação

27/04/2022 - Educação
EM CAVERNA PRÉ-HISTÓRICA CRIANÇAS APRENDEM SOBRE EVOLUÇÃO DA ESCRITA
Projeto ocorreu na EBM Antônio Paschoal Apóstolocom estudantes de 1° ano em fase de alfabetização

foto/divulgação: Arquivo SME

Projeto ocorreu na EBM Antônio Paschoal Apóstolocom estudantes de 1° ano em fase de alfabetização

Os estudantes de todas as turmas do primeiro ano do ensino fundamental Escola Básica Municipal de Florianópolis Antônio Paschoal Apóstolo, no Rio Vermelho, voltaram no tempo. Visando a alfabetização, as seis turmas aprenderam sobre a história da escrita.

 

 

 
Coordenado pelas professoras Jeanice Andrade, Vanessa Souza e Gabriele Sales, e dividido em 3 etapas, o projeto ensinou as crianças a importância da escrita para a humanidade, a sua evolução do período pré-histórico até a modernidade, a identificar os diferentes registros feitos pelo homem ao longo do tempo e a preservação e manutenção do patrimônio histórico.

 

 

 
Na primeira etapa da atividade o conhecimento prévio dos estudantes foi identificado com perguntas e respostas, seguida pela exibição do filme infantil “Os Croods”, que narra a trajetória de uma família da pré-história que após ter sua caverna destruída parte em uma aventura em busca de um novo lar.

 

 

 
A intenção nesta etapa foi apresentar à garotada o “nascimento” da escrita e o seu desenvolvimento ao longo dos anos, ressaltando a vivência dos povos e a importância dos registros como uma forma de comunicação.

 

 

 

 
Para a realização da segunda etapa um espaço foi organizado com materiais utilizados no processo de evolução da escrita, como argila, carvão, papel, pena, caneta, lápis, máquina de escrever e tecnologias que fazem parte da rotina dos estudantes, como tablets, celulares e computadores.

 

 

 
A professora Janice Andrade fala que as crianças ficaram maravilhadas com a forma que a máquina de escrever funcionava. “Essa ferramenta teve um destaque importante na evolução da sociedade, facilitando e dando mais agilidade ao processo da escrita”

 

 

 
Para a realização da terceira etapa do projeto, o trio de educadoras executou a construção de uma caverna, utilizando materiais como papel pardo, canos de pvc, cola quente, grampeador e tintas. Ela foi preenchida com uma linha do tempo com representações dos objetos estudados, e exposição com as atividades trabalhadas com a garotada.

 

 

 
A professora Gabriele Sales relata que as crianças adoraram o projeto, e aprenderam muito. “Foi um momento muito divertido e avaliativo.”


galeria de imagens