Secretaria Municipal de Educação

29/06/2022 - Educação
Creche municipal participa da seletiva Flex Floripa
Núcleo de Educação Infantil Morro do Horácio separa resíduos orgânicos para que a cidade avance as metas lixo zero até 2030

foto/divulgação: Arquivo SME

O Neim Morro do Horácio, de Florianópolis, passou a ser a primeira unidade educativa da rede de ensino a participar da coleta de compostáveis da Secretaria Municipal do Meio Ambiente

 

O Núcleo de Educação Infantil Municipal Morro do Horácio, de Florianópolis,  passou a ser a primeira unidade educativa da rede de ensino a participar da coleta de compostáveis da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smma).
 
Restos de alimentos, cascas de frutas, de ovos, restos de verduras, borra de café, folhas secas, demais produtos de origem vegetal e animal que entram em decomposição facilmente. 
 
Tudo isso está sendo recolhido pela seletiva Flex Floripa e segue para o pátio de compostagem do Centro de Valorização de Resíduos (CVR), no Itacorubi. 
 
No segundo semestre, o Neim Morro do Horácio, inaugurado em março deste ano, começará a sua própria horta. Dessa forma, parte dos resíduos orgânicos ficarão na creche e o excedente sob a responsabilidade da Superintendência de Gestão de Resíduos da Secretaria do Meio Ambiente.  
 
Jéssica Cândido Machado, supervisora da Coleta Convencional, esteve no Neim para conversar com a direção da unidade e orientar cozinheiras e pessoal da limpeza. 
 
Foram entregues para o núcleo de educação infantil, informa a diretora da creche, Morgana de Castro, 100 sacos compostáveis, feitos de féculas de batata, que se desmancham na natureza.  Os resíduos orgânicos são depositados dentro de contentores na cor marrom e recolhidos pelo caminhão satélite (de menor porte, totalmente vedado) da Smma  toda quinta-feira às 7 horas da manhã.
 
A Secretaria Municipal de Educação está incentivando para que outras unidades educativas se engajem nesse gesto em favor da natureza. 
 
“Esperamos que em breve outras creches e escolas contribuam com a inciativa da Prefeitura”, declara o titular da pasta, Maurício Fernandes Pereira. 
 
Ao separar restos de alimentos para a compostagem, a unidade educativa  reduz a quantidade de lixo encaminhado ao aterro sanitário.
  
Melhora a logística interna, economiza com sacos de lixo pretos e contribui com as metas de Floripa que quer se tornar a capital mais sustentável do Brasil.
 
“Florianópolis já é a capital do país que mais recicla, ainda assim, temos de fazer avançar as metas lixo zero até 2030”, aponta a gerente da Coleta Seletiva da Smma, Tamara Gaia.  
 
A previsão é que, até lá, a cidade deixará de enviar para o aterro sanitário 90% dos resíduos orgânicos e 60% dos recicláveis secos, gerando ganhos de R$ 55 milhões ao ano, entre o que economiza com aterro e o que ganha com reciclagem.
 
A Central de Atendimento da Secretaria Municipal do Meio Ambiente está disponível de segunda a sexta, das 8h às 18h, pelo endereço eletrônico ouvidoria.smma@pmf.sc.gov.br,  WhatsApp +55 48 98482-9617 e pelos telefones  0800 643 1529 (não atende celular) e 3271 6841.


galeria de imagens