Secretaria Municipal de Educação

16/08/2022 - Educação
Bairro Educador da Prefeitura de Florianópolis oferece oportunidade para quem quer aprender a costurar
Oficina realiza sonhos de moradores do da região do Monte Verde, na Ilha de Santa Catarina

foto/divulgação: Arquivo SME

Aluna Patricia Martins e a professora Lívia

Sabrina Gonçalves, 32 anos. Patrícia Martins, 43. As duas donas de casa são moradoras do Bairro Monte Verde, em Florianópolis, e desde agosto de 2021 estão matriculadas como alunas da oficina Corte e Costura Criativa do Programa Bairro Educador, que ocorre todas às terças e quintas, no período da tarde, no Centro Comunitário do bairro. 
 
Após um ano em que frequentam a oficina, ministrada pela professora Lívia Pereira de Lima, as duas têm uma convicção: os ensinamentos aprendidos concretizaram um sonho: aprender a costurar e a começar a viver da renda do que produzem.
 
Sabrina diz que desde cedo sempre quis aprender a costurar e por meio de vídeos tutoriais na internet assimilou um pouco dessa arte. Mas, a evolução veio mesmo quando se matriculou na oficina.
 
 “Com a orientação da professora Lívia comecei a ter mais controle da máquina de costura e a produzir panos de prato e, para as festas de fim de ano, porta-panetone e até árvore de natal”, diz. 
 
‘UMA CONQUISTA PARA MINHA VIDA’
 
A estudante Sabrina relata que assim que começou a produzir as primeiras peças ela postou os produtos nas redes sociais. E logo em seguida uma amiga fez uma compra e depois outras pessoas fizeram o mesmo. Com o sucesso vieram os pedidos dos clientes. O último foi um kit de cozinha, que está em processo de finalização.
 
“É muito gratificante vender aquilo que se produz, algo que você não sabia fazer e agora faz. Isso representa uma conquista para a minha vida. Quero montar meu negócio neste setor de corte e costura”, enfatiza Sabrina.
 
Entusiasmo também é a realidade de Patrícia. “Antes de chegar para a oficina de Corte e Costura Criativa do Programa Bairro Educador eu mal sabia pregar um botão. Agora a realidade é outra, pois aprendi a costurar. Hoje já produzo pano de prato, porta-tesoura e até artesanato, como este apoio de porta em forma de gato [mostra]”. 
 
Agora o próximo passo, segundo Patrícia, é fazer umas economias e comprar uma máquina para montar um negócio próprio. 
 
Patrícia diz que a vinda do Programa  para o Monte Verde transformou a realidade do bairro. “Antes nosso centro comunitário estava meio abandonado. Agora não. Há vida. O Programa Bairro Educador dá oportunidade para as pessoas, principalmente para as crianças com as diversas oficinas gratuitas, principalmente as de esporte”, finaliza a aluna.
 
VOVÓ LÍVIA
 
A professora Livia Pereira tem 75 anos e é uma das costureiras mais tradicionais do bairro Monte Verde.  
 
“Eu costuro desde os nove anos de idade e estou amando esta oficina do Bairro Educador, pois sei que estou deixando um legado para elas. Esta menina [apontando para uma aluna] estava desempregada e agora começa a viver com a venda dos seus artesanatos que aprendeu a fazer aqui nas aulas de corte e costura”, destaca a professora Lívia.
   
 
O Programa Bairro Educador é promovido pela Prefeitura de Florianópolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação e é executado pelo Instituto de Esporte Escola Cidadã.


galeria de imagens