Secretaria Municipal de Educação

09/09/2022 - Educação
Estudantes da oficina de taekwondo do Programa Bairro Educador trocam de faixa
“Minha preocupação não está em formar grandes atletas, mas sim bons seres humanos”, diz professor Marcelo

foto/divulgação: ( Foto: Antônio Prado)

Professor Marcelo Godoy entrega novas faixas aos seus alunos do Programa Bairro Educador

Cerca de 60 atletas das sedes do Morro do Mocotó e da comunidade do Monte Cristo participaram da troca de faixa de taekwondo realizada pelo professor Marcelo Godoy, 44 anos. A cerimônia ocorreu no Bairro Educador do Mocotó e contou com a participação do mestre Adelino da Silva Filho, além dos familiares da garotada.
 
“Minha preocupação não está em formar grandes atletas, mas sim bons seres humanos. Vejo a superação desses meninos e meninas em cada aula, tanto no desenvolvimento físico, quanto no mental”, destacou Marcelo. 
 
O secretário de Educação Municipal, Maurício Fernandes Pereira, também frisa a importância de criar espaços onde a população em geral, mas principalmente os jovens, possam se sentir seguros e encorajados a aprender coisas novas sem julgamentos. 
 
Taekwondo significa “a arte de usar os pés e as mãos na luta”, surgiu na Coreia do Sul há cerca de dois mil anos e tem como princípios éticos, integridade, foco, tomada de decisão, respeito e disciplina.
 
Foram essas regras morais que mudaram a vida de Kelvin Alves, 13 anos, que frequenta o Programa Bairro Educador há mais de um ano e conquistou a faixa amarela.
 
“Quando o programa chegou no Morro, meus pais decidiram me inscrever na oficina pedagógica por conta de um problema que tenho na fala, mas foi na oficina de taekwondo que eu realmente vi o potencial que tenho de crescer no esporte e me tornar um grande atleta”, relata Kelvin.
 
Outro destaque na troca de faixa foi a pequena Tamires Cristina, 10 anos, que quis começar a aprender a arte marcial por curiosidade e já recebeu a faixa cinza com apenas cinco meses de treino. “No começo, o mais difícil foi entender os comandos e os nomes dos golpes em coreano. Agora, estou fera na linguagem e consigo ajudar os calouros”.
 
O Bairro Educador é um programa da Prefeitura de Florianópolis, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, por intermédio do Instituto Escola de Esporte Cidadã. Cerca de 100 estudantes, entre 6 e 16 anos, participam da oficina de taekwondo nas sedes do Mocotó e Monte Cristo.


galeria de imagens