Secretaria Municipal de Educação

07/07/2023 - Educação
Estudantes são premiados no Concurso de Redação do programa de robótica educacional de Florianópolis
Os primeiros lugares receberam tablets. A cerimônia ocorreu no gabinete do prefeito Topázio

foto/divulgação: Arquivo SME

Estudantes são premiados no Concurso de Redação do programa de robótica educacional de Florianópolis

Estudantes da rede municipal de ensino de Florianópolis (SC) foram premiados no Concurso de Redação do programa SIMROBÓTICA®, promovido no município. Com o tema “Minha Cidade e a robótica educacional”, as redações trataram de soluções tecnológicas na educação e a importância para o futuro. Participaram estudantes do ensino fundamental dos anos iniciais e finais de escolas onde o programa é desenvolvido.

A redação vencedora dos anos iniciais do ensino fundamental foi a da estudante Isabely Raissa dos Santos Gonzalez, do 4º ano, da EBM Dilma Lúcia dos Santos. Dos anos finais do ensino fundamental, a redação vencedora foi a da estudante Ana Luisa Tobias, do 7º ano da EBM da Tapera – Escola do Futuro.

“Essa introdução da robótica no nosso componente curricular foi muito importante, porque através dela a gente teve várias melhorias tanto no aprendizado quanto na pesquisa”, comentou Ana Luísa. “Com a robótica a gente adquire mais conhecimento e organização”, completou a estudante Isabely.

As vencedoras receberam um tablet Samsung A208, o mesmo modelo utilizado nas aulas do programa de robótica. Todos os participantes receberam ainda certificado e medalha de participação. A entrega oficial dos prêmios aconteceu no gabinete do executivo municipal, nessa quarta-feira (05).

Presente na cerimônia, o prefeito Topázio Silveira Neto celebrou o engajamento dos estudantes com um tema tão importante para o futuro da educação em Florianópolis (SC). “Com a robótica as crianças vão aprendendo aquilo que é possível na vida real, se eu consigo fazer com os protótipos, no futuro isso vai ser possível para nossas casas, no ambiente de trabalho”, comentou. “É uma forma lúdica de aprender lógica”, completou o prefeito que também recebeu um troféu, por acreditar e investir no ensino da educação tecnológica.

Segundo Fabricia Luiz Souza, secretária de Educação, o resultado é muito gratificante. “Para nós da rede municipal fazer um projeto da grandeza desse de robótica nas escolas, integrando e incluindo ao currículo escolar, é de suma importância para o desenvolvimento e para a aprendizagem dos estudantes”, comentou.
“Participar de um concurso onde eles falam da importância da robótica na vida delas, que transforma a vida e a forma deles olharem o mundo e as relações, isso é muito importante para a educação”, frisou.

Os professores Maria de Fátima e Renato Dias, presentes na entrega da premiação, comentaram o apoio que deram aos estudantes durante as etapas do concurso e também receberam um troféu como reconhecimento. “Uma coisa legal é que estou incentivando a leitura, esse projeto contempla muitas coisas legais”, relatou Renato.

Tecnologia para a Educação


A escolha do tema “Minha Cidade e a robótica educacional”, está relacionada ao contexto social que envolve a tecnologia. A robótica, quando correlacionada à redação, torna possível ao aluno escrever e desenvolver a capacidade de defender ideias, construindo um pensamento crítico tão importante ao desenvolvimento integral dos estudantes. Por isso as aulas do SIMROBÓTICA®, estão alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

De acordo com Fábio Castro, supervisor do programa SIMROBÓTICA®, o ensino da robótica educacional nas escolas públicas do ensino fundamental é essencial para preparar os estudantes para um futuro cada vez mais tecnológico.

“Através da robótica, os alunos desenvolvem habilidades como o pensamento crítico, resolução de problemas e trabalho em equipe, capacitando-os para enfrentar os desafios da era digital. Além disso, a robótica educacional desperta o interesse dos estudantes pela ciência, tecnologia, engenharia e matemática, incentivando a busca pelo conhecimento e a formação de profissionais qualificados”, comentou.

 

 


galeria de imagens