Secretaria Municipal de Educação

18/11/2009 - Educação
Prêmio Professores do Brasil
Professora da Rede de Ensino Municipalda Capital ganha prêmio

foto/divulgação:

Prêmio Professores do Brasil

 


O projeto “O Mágico de Oz: Descobrindo as surpresas do caminho de tijolos amarelos” foi um dos vencedores da 4ª edição do Prêmio
Professores do Brasil. O projeto foi implantado este ano em uma das turmas do Núcleo de Educação Infantil Maria Salomé dos Santos, ligado à Secretaria de Educação de Florianópolis, composta por 26 crianças de 5 e 6 anos.

O clássico “O Mágico de Oz” é o fio condutor do projeto, permitindo que seja trabalhada, de forma lúdica, a construção da identidade
individual e do grupo, além de desenvolver o gosto pela leitura e apresentar os fenômenos da natureza para as crianças. O projeto é desenvolvido pela professora Patricia Machado de Freitas e pelas auxiliares de sala Georgia Gorgem Florês e Silvia Rodrigues Montiel.

No início da história do Mágico de Oz, Doroth vive numa fazenda
com seu cão Totó, desejando estar em outro lugar. É quando encontra o misterioso professor Marvel e enfrenta um furacão que a leva para outro mundo. Pensando em trazer a história para mais perto das crianças, foi realizado um passeio ao Centro de Informações de Recursos Ambientais (CIRAM), onde foram apresentadas as diferenças entre ciclones, furacões, tempestades e outros fenômenos naturais.

A premiação está marcada para ocorrer durante o Seminário Professores do Brasil, realizado pelo MEC, em Brasília, nos dias 3 e 4 de dezembro. Os autores dos trabalhos receberão R$ 5 mil, além de troféu e certificados. As escolas nas quais foram desenvolvidas as experiências selecionadas serão premiadas com a aquisição de equipamentos audiovisuais ou multimídia, a critério delas, no valor de R$ 2 mil.

Prêmio

O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação, promovido juntamente com as instituições parceiras. O Prêmio foi instituído em 2005, pela Secretaria de Educação Básica (SEB), e tem como objetivo reconhecer o mérito de professores das redes públicas de ensino, pela contribuição dada para a melhoria da qualidade da educação básica, por meio de experiências pedagógicas bem-sucedidas, criativas e inovadoras.

Até a 2ª Edição, o MEC premiava os professores da educação infantil e séries/anos iniciais do ensino fundamental. A partir da 3ª Edição
a premiação estendeu-se a todas as etapas da educação básica, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

                                                                          Ricardo Medeiros


galeria de imagens