Secretaria Municipal de Educação

29/03/2011 - Educação
Informativo da Educação 167
Informativo da Educação

Semana Antonieta de Barros reúne profissionais na UFSC

A UFSC realiza de 28 a 30 de março a "Semana Antonieta de Barros: Literatura e Ensino na Educação Básica". Através de palestras, o evento visa aprimorar práticas educativas no cotidiano da escola, permitindo que os profissionais reflitam, divulguem e troquem conhecimentos relacionados à literatura e ensino.

Os profissionais da Secretaria Municipal de Educação poderão participar gratuitamente. São 300 vagas para ouvintes, abertas até o próximo dia 25. No final do curso os participantes terão direito a um certificado de 40 horas, mediante comparecimento integral ao evento.

A abertura do evento contará com uma palestra da professora da SME Luciene Fontão intitulada “Fotobiografia de Antonieta de Barros”. A ficha de inscrição e a programação do evento podem ser encontradas no blog da semana semanaantonieta.blogspot.com .

Escola do Mar inicia atividades em 2011

O Projeto Escola do Mar inclui um novo conjunto de atividades para o desenvolvimento da temática marinha e costeira em 2011. Além de saídas para o mar, trilhas e visitas a museus, o projeto pretende organizar concursos e mutirões de limpeza em praias. A Semana Arte Vida Verde, evento de educação ambiental promovido pelo SESC, também contará com o apoio da Escola do Mar.

Para participar do projeto as unidades deverão cadastrar-se na Secretaria Municipal de Educação. São 30 vagas, 10 para educação infantil, 10 para ensino fundamental e 10 para ONGs e CECs (Centro de Educação Complementar). O formulário de adesão das unidades deve ser entregue de 14 a 18 de março, das 13h às 19 horas na SME, sala 501.

O resultado das unidades selecionadas será divulgado a partir do dia 22 de março por e-mail ou telefone. O credenciamento das instituições acontecerá nos dias 24 e 25 de março das 13h às 19 horas na SME ou pelo telefone 3251 6103.

Os profissionais participarão também de uma formação na Escola do Mar, cãs as turmas sendo organizadas de 28 de março a 1º de abril.

Prefeitura de Florianópolis realiza seleção emergencial para profissionais da educação

A prefeitura de Florianópolis abriu inscrições para contratação de professores e auxiliares de ensino em caráter temporário. As vagas são para as áreas de artes, libras e educação especial.

A partir do dia 10 de março os interessados deverão comparecer a Rua Conselheiro Mafra nº 656, Edifício Aldo Beck, 4º andar – Sala 402. O horário de atendimento será das 13h às 19h, os profissionais deverão estar munidos obrigatoriamente de originais e cópias da carteira de identidade e CPF, além do comprovante da formação mínima exigida. Os certificados de Curso de Aperfeiçoamento realizados na área de Educação em 2010 e diploma de pós-graduação são documentos optativos.

Maiores informações poderão ser obtidas com Gisele na Diretoria de Administração Escolar da Secretaria Municipal de Educação, através dos telefones 3251.6111, 3251.6112 ou 3251.6113.

 

Os inscritos serão classificados pela seguinte ordem de prioridade: maior titulação na formação mínima exigida; maior título de pós-graduação; maior número de horas de aperfeiçoamento; maior idade.

Secretaria Municipal de Educação seleciona alunos para coral municipal

O maestro Jackson Flores está selecionando crianças, adolescentes e jovens para o Coral dos Alunos do Município de Florianópolis. Os alunos devem se inscrever na direção da unidade educativa, ou ligar para a Gerência de Programas Suplementares no telefone 3251 6103.

O Coral da SME proporciona bom convívio com colegas e professores, disciplina, oportunidade de conhecer novas pessoas e de estar em contato com a música.

Prefeitura reforça segurança nas escolas

Operação Volta às Aulas com Segurança e Cidadania começa depois do carnaval. Dezoito escolas estão incluídas na estratégia de segurança proposta pela Guarda Municipal e PM

Secretário Municipal de Segurança  explica o planejamento

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa do Cidadão inicia no dia nove de março a Operação Volta às Aulas com Segurança e Cidadania. A ação será reforçada com a integração da Guarda Municipal e Polícia Militar.

“Vamos reforçar a segurança dos alunos nas entradas e saídas dos colégios, nos dois períodos e orientar o trânsito”, comentou o Secretário Municipal de Segurança, coronel Hamilton Pacheco da Rosa.

O oficial ressaltou que muitas vezes os agentes corrigem problemas indisciplinares de pais de alunos no trânsito que param em fila dupla. A Operação Volta às Aulas com Segurança e Cidadania foi lançada no segundo semestre do ano passado.

Segundo o coronel Hamilton o objetivo  é propor proteção aos alunos, familiares e professores que circulam no entorno da escola,  no início e fim das aulas. Ele ressaltou que o mapa apontando os pontos críticos de trânsito e de insegurança foi elaborado pelos professores.

Para fortalecer a operação, o secretário disse, ainda, que foram criados Núcleos de Segurança Escolar composto por diretores, professores, alunos e associação de pais e professores.

A Operação abrange 13 escolas no centro de Florianópolis e cinco nos bairros. O número de alunos protegidos pela operação será de aproximadamente 15.000 no período matutino, 13.500 à tarde  e 4.000 no período noturno. 

Escolas cobertas pela operação:

    * EB Beatriz de Souza Brito (Pantanal)

 

    * EB Almirante Carvalhal (Coqueiros)                                                                

    * ED Adotiva Liberato Valentim (Costeira)

    * EB Padre João Alfredo HORN (Córrego Grande)

    * EB Jairo Calado (Estreito)

    * Colégio Catarinense ( Centro)

    * Colégio Bom Jesus - Centro                       

    * IFSC - Centro

    * IEE - Centro

    * Colégio Energia (Centro/Saldanha Marinho/Santos Dumont)

Prefeitura reforça segurança nas escolas

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa do Cidadão inicia no dia nove de março a Operação Volta às Aulas com Segurança e Cidadania. A ação será reforçada com a integração da Guarda Municipal e Polícia Militar.

O Secretário Municipal de Segurança, coronel Hamilton Pacheco da Rosa, conta que a medida abrange 13 escolas no centro de Florianópolis e cinco nos bairros. O número de alunos protegidos pela operação será de aproximadamente 15.000 no período matutino, 13.500 à tarde  e 4.000 no período noturno. 

 


arquivos para download