Secretaria Municipal de Educação

22/06/2011 - Educação
Educação inova: Ensino a distância para os servidores
As inscrições começam no dia 27 e serão feitas pela internet

foto/divulgação:

Pela primeira vez, a Secretaria de Educação da Capital fará a formação permanente dos servidores da rede municipal de ensino por meio da modalidade de Educação a Distância.  As inscrições começam na segunda-feira, dia 27 de junho, estendo-se até 13 de julho. Os interessados devem acessar o portal da prefeitura: www.pmf.sc.gov.br/entidades/educa/  Informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 2106-5923.

 

Estão disponíveis vagas para os cursos de Gestão Educacional; Libras: língua, linguagem e comunicação; Educação Integral; e Diversidade e Educação para as Relações Étnico-raciais. A carga horária é de 40 horas, sendo 34h à distância e 6h presenciais. A aula inaugural ocorrerá no dia 3 de agosto, com o Professor João Vianney, que irá falar sobre Educação Continuada: o profissional que se reinventa a cada dia.

 

Os cursos têm como finalidade principal a valorização e a reorientação da ação educativa, contribuindo, dessa forma, para melhoria da qualidade no atendimento educacional, prestado nas unidades educativas municipais. A coordenação é da Gerência de Formação Permanente, ligada á Diretoria de Administração Escolar. 

 

Gestão educacional

 

Princípios de gestão democrática da educação; natureza da gestão escolar; métodos e técnicas de gestão escolar democrática; autonomia escolar. 

 

Libras: língua, linguagem e comunicação
 
Conceito  de língua e linguagem, pensamento e linguagem; a comunicação das pessoas surdas no decorrer da história; comunicação e Libras; expressão facial e corporal; aspectos lingüísticos da Libras.

 

Educação integral

 

Marco conceitual: legislação, UNESCO/Unicef-relatórios e políticas de educação básica; historicizar a educação integral no Brasil; educação integral x educação em tempo integral x educação complementar: aproximações e distanciamentos; gestão na educação integral. 

 

Diversidade e educação para as relações Étnico-raciais

 

Análise conceitual de diversidade, identidade, etnicidade e cidadania; interface entre movimentos sociais e a luta por direitos humanos; desenvolvimento de comportamentos de combate ao racismo, discriminação e preconceito racial no ambiente escolar.